«« Voltar
O ensino de uma matemática humanizada por um ensino básico acolhedor
Protocolo do SIGProj:   289408.1565.300808.13122017
De:02/03/2018  à  02/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Alessandro Emilio Teruzzi
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  SZN - Suzano
Resumo da Ação de Extensão
  Os processos do ensino-aprendizagem da matemática são entrelaçados a um sem números de mitos e lendas que dificultam o seu êxito: ideias como 'a matemática é difícil', 'a matemática é coisa de gênio', 'para estudar a matemática é preciso ', 'é preciso treinar muito', 'o aluno não entende porque faltam as bases', 'a matemática é '... A proposta deste curso é discutir estes mitos a partir de práticas de ensino que dialogam com conceitos como a da matemática humanista, o uso das ideias fundamentais na matemática, a matemática não tecnicista, a problematização das ideias de curriculum, avaliação e pré-requisitos, o papel da educação matemática na sociedade, no mundo do trabalho, no exercício da cidadania e da democracia, a figura do(a) professor(a) e a sua dimensão autoral e de exercício de autonomia, o espaço do diálogo na aula de matemática. O objetivo desta trajetória é fomentar discussões e práticas docentes cuja finalidade seja um ensino inclusivo, abrangente e acolhedor: um ensino da matemática para todos e todas.
Palavras-chave
   ideias fundamentais da matemática, matematica e sociedade, matemática para todos, matemática humanista, ensino dialógico
Público-Alvo
  O curso é pensado e estruturado preferencialmente para profissionais da educação, particularmente para professores/as de matemática de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e médio das escolas públicas. Além disso, o curso está aberto a todas as pessoas que queiram discutir os processos de ensino aprendizagem da matemática.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar