«« Voltar
Oficina de Introdução à Aprendizagem Criativa
Protocolo do SIGProj:   289329.1383.294201.13122017
De:18/12/2017  à  19/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Elio Molisani Ferreira Santos
Instituição
  UFAM - Universidade Federal do Amazonas
Unidade Geral
  PROEXT - PRO-REITORIA DE EXTENSÃO
Unidade de Origem
  ICE - INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto projeto de pesquisa UFAMakers tem parte de seus objetivos apoiar e abrigar projetos e ações destinadas à pesquisa, criação, inovação e divulgação de métodos e recursos didáticos baseados em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Nesta oficina, os participantes serão colocados em uma dinâmica mão na massa, para depois refletir sobre os princípios construcionistas da Aprendizagem Criativa, também denominados de 4P's: (Mitchel Resnik, 2014) • Projetos. Aprendemos melhor quando trabalhamos ativamente em projetos significativos, criando novas ideias, desenvolvendo protótipos e refinando o trabalho por meio da repetição. • Parcerias. O aprendizado prospera quando é feito como uma atividade social, com pessoas compartilhando ideias, colaborando em projetos e ajudando no trabalho umas das outras. • Paixão. Quando as pessoas trabalham em projetos pelos quais têm interesse, elas trabalham por mais tempo e se esforçam mais, persistem diante dos desafios, e aprendem mais nesse processo. • Pensar brincando. Aprender envolve experiências divertidas, ou seja, testar coisas novas, manipular diferentes materiais, testar limites, assumir riscos, repetir algo várias vezes. Esta oficina é indicada para estudantes de licenciatura, professores em formação continuada e pesquisadores que pretendem contribuir para a formação científica dos jovens estudantes e a melhoria na qualidade de ensino, por meio da aprendizagem criativa e da inovação na solução de problemas.
Palavras-chave
   Aprendizagem Criativa, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, UFAMakers, Construcionismo
Público-Alvo
  Alunos dos cursos de Licenciatura da UFAM. Monitores do projeto de extensão Casa da Física da UFAM. Professores e assessores pedagógicos que trabalham no Centro de Mídias do Estado do Amazonas.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar