«« Voltar
EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS VERBAIS DA LÍNGUA ESPANHOLA PARA O ENSINO EM NÍVEIS INICIANTES: FREQUÊNCIA E CONTEXTO DE USO
Protocolo do SIGProj:   288605.1530.1117.07122017
De:01/01/2018  à  01/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Karla Pereira de Miranda
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FAALC - Faculdade de Artes, Letras e Comunicação
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  Este plano de trabalho, vinculado ao projeto de pesquisa Ensino e aprendizagem de E/LE: propostas didáticas para o ensino de expressões idiomáticas verbais a aprendizes iniciantes, objetiva averiguar o uso de expressões idiomáticas verbais (EIV) frequentes da língua espanhola, classificadas como expressões idiomáticas (EI) de nível 1, isto é, aquelas que possuem equivalência literal e idiomática na língua portuguesa, podendo ser ensinadas a estudantes iniciantes de espanhol. As EI são lexias complexas, semifixas, conotativas e culturalmente cristalizadas em uma comunidade linguística. Configuram-se como elementos importantes para que os aprendizes de uma língua estrangeira adquiram um domínio igual ou parecido ao de seus falantes. Além disso, elas fazem parte do léxico de uma língua, elemento essencial para a aprendizagem de um idioma, justificando, assim, a necessidade de estudos que focalizem seu ensino e aprendizagem. Para que este estudo seja desenvolvido, serão utilizados os preceitos da Linguística de Corpus referente ao uso de corpora computadorizado para o levantamento de frequência e extração de contexto exemplo de uso de EI. Com a execução deste plano de trabalho, espera-se refinar e aprimorar o corpus utilizado para a elaboração de propostas didáticas para o ensino de EIV da língua espanhola a falantes do português brasileiro.
Palavras-chave
   Expressões idiomáticas, uso, espanhol
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
  
«« Voltar