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Abordagem de apoio ao Reúso de Requisitos em Linhas de Processos de Negócio
Protocolo do SIGProj:   288302.1430.46419.28112017
De:15/01/2018  à  15/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Istela Cagnin Machado
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FACOM - Faculdade de Computação
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  Os modelos de processos de negócio auxiliam a elicitação de requisitos pois facilitam o entendimento do negócio para o qual o software será desenvolvido. Para sistematizar a elicitação de requisitos a partir desse tipo de modelo foram propostos diversos trabalhos, que elicitam requisitos a partir de elementos de notações utilizadas para representar esse tipo de modelo, como é o caso da notação BPMN (Business Process Model and Notation). Porém, esses trabalhos não tratam da extração de requisitos de artefatos que representam o domínio de processos de negócio, como é o caso das Linhas de Processo de Negócio (LPN), que é uma técnica de reutilização no contexto de modelos de processos de negócio. Na elicitação de requisitos de um determinado domínio de negócio é necessário considerar as suas comunalidades e variabilidades. Outro desafio ocorre durante a reutilização dos requisitos que podem estar duplicados, ou conflitantes, conforme a configuração de variabilidade da linha. Para facilitar a obtenção e a reutilização de requisitos de um determinado domínio de negócio, este trabalho tem como objetivo estabelecer a abordagem ARReq para elicitar requisitos de LPN para permitir a reutilização destes a partir da instanciação destas linhas. Com isso, pretende-se melhorar a eficiência da Engenharia de Requisitos, com a redução do tempo e com o aumento da qualidade dos requisitos obtidos, visto que estarão alinhados com o negócio. Para avaliar a eficácia da ArReq serão realizadas provas de conceitos e estudos de caso utilizando abordagens existentes de gestão de LPNs e suas ferramentas de apoio.
Palavras-chave
   engenharia de requisitos, reutilização, linha de processos de negócio, apoio computacional.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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