«« Voltar
Lógica de Programação utilizando Jogos Computacionais - Módulo 1
Protocolo do SIGProj:   288172.1565.217679.26112017
De:02/03/2018  à  02/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Marcelo Roberto Zorzan
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  PEP - Presidente Epitácio
Resumo da Ação de Extensão
   A utilização do raciocínio lógico para resolução de problemas é natural para qualquer estudante que frequente o ensino fundamental, médio ou superior. Entretanto, segundo Piva Jr. e Freitas (2010), não é possível ensinar raciocínio e percepção para construção de um processo de cognição. Para isto, é necessário criar oportunidades que permitam o seu desenvolvimento. Desta forma, o presente curso tem como objetivo apresentar aos estudantes os conceitos de lógica de programação com vistas ao aprimoramento do processo cognitivo destes, fazendo o uso de ferramentas lúdicas que auxiliam este processo como, por exemplo, jogos computacionais. A plataforma online Code.org - A Hora do Código (CODE.ORG, 2016) será utilizada como suporte para o desenvolvimento dos objetivos do projeto. Os cursos 'Curso 2', 'Curso 3' e 'Curso 4' propostos nesta plataforma são a base para o desenvolvimento do conteúdo programático proposto. O público alvo são alunos do ensino fundamental, médio e superior, de escolas públicas e/ou privadas, da cidade de Presidente Epitácio e região. Espera-se que, com a aplicação do curso, seja possível oferecer aos moradores da cidade, em especial aos alunos do ensino fundamental e médio, espaço para se desenvolverem em uma área que pode trazer ganhos significativos ao longo da vida, especialmente no que tange ao raciocínio lógico para resolução de problemas que surgem no dia a dia.
Palavras-chave
   Educação, Lógica, Programação, Ensino-Aprendizagem
Público-Alvo
  O público alvo desta ação é: - 5 Professores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Câmpus Presidente Epitácio; - 2 Alunos bolsistas vinculados à Projeto de Extensão com remuneração de bolsa, os quais serão selecionados a partir do corpo discente do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus IFSP-Presidente Epitácio; - 20 Participantes da comunidade de Presidente Epitácio com escolaridade mínima do 3º ano do ensino fundamental. Além de divulgação nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental e Médio, será realizado um trabalho de divulgação nas escolas municipais, estaduais e da iniciativa privada.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar