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Educação infantil e participação social
Protocolo do SIGProj:   288155.1565.297394.26112017
De:02/03/2018  à  02/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Fernanda Cristina de Souza
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  PEP - Presidente Epitácio
Resumo da Ação de Extensão
  A educação infantil constitui-se num campo de conhecimento caracterizado pelos fundamentos do direito à educação das crianças de 0 a 5 anos. A Constituição Federal de 1988 (CF/1988) tornou-se um marco importante na garantia dos direitos sociais, ao prever a educação como direito de todos desde o nascimento. Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 (LDBEN 9.394/1996) coloca a educação infantil como a primeira etapa da educação básica. Desse modo, a presente proposta tem como objetivos: 1. Discutir as lutas sociais que contribuíram para as conquistas políticas relativas ao direito à educação de bebês e crianças pequenas; 2. Apresentar o histórico da participação social no Brasil e suas implicações na composição dos conselhos de políticas públicas, tal como dos fóruns de educação infantil no país.
Palavras-chave
   Educação infantil, Participação social, Políticas Públicas, Conselhos, Fóruns de educação infantil
Público-Alvo
  Professores da educação básica das redes públicas e privadas de ensino; estudantes de graduação; gestores de sistemas de ensino; público geral interessado na temática de educação e participação social.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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