«« Voltar
Conjunto Sacra Vox
Protocolo do SIGProj:   287824.1554.67973.22112017
De:10/01/2018  à  10/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Valéria Silva Matos
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  EM - Escola de Música
Resumo da Ação de Extensão
  Desde o século XVIII à atualidade, a gênero sacro na música clássica brasileira representa um importante veículo de expressão e comunicação com as diversas camadas sociais da população. O Conjunto Sacra Vox utiliza esse elo de comunicação com a sociedade como meio de difusão, preservação e constante renovação das informações e saberes que constroem a cultura de um povo. Em uma sociedade contemporânea, atingida pela intensa difusão da música de consumo de massa, o projeto Sacra Vox vem contrapor essa realidade trazendo à atualidade a memória da produção musical clássica brasileira. Tomando como referência o gênero sacro, o projeto realiza um levantamento e resgate da produção artística dos diferentes períodos musicais, colocando em visibilidade uma vertente expressiva da memória cultural e social do Brasil. Esse projeto vincula-se aos Programas Articulados de Extensão realizando ações de registro da memória cultural e musical brasileira. Através de pesquisas e estudos sobre a evolução da música sacra e sua relação direta com as transformações sociais, o Conjunto realiza o resgate e o registro das diferentes fases históricas que constituem a evolução da música clássica brasileira e sua relação com a sociedade. Com mais de dez anos de atividades, o Conjunto apresenta um currículo com centenas de concertos, programas de rádio, o lançamento dos CDs 'Música Coral Sacra Contemporânea Brasileira', 'Música Coral Sacra Brasileira nos Séculos XVIII e XIX', 'Música Coral Sacra Brasileira da Primeira Metade do Século XX' e realizou em 2017 o I. Congresso Internacional de Música Sacra da UFRJ.
Palavras-chave
   Música, Coral, Sacra
Público-Alvo
  Estudantes, compositores, professores, regentes, pesquisadores, público interessado em canto e música sacra, e público em geral de diversas faixas etárias e condições sociais. O número estimado de pessoas atingidas pelo projeto está em cerca de 9.760 pessoas em âmbito nacional e internacional devido, não somente aos concertos, mas também à participação no 41° Congresso Internacional Pueri Cantores e à organização do I. Congresso Internacional de Música Sacra da UFRJ, às transmissões de faixas dos CDs do Conjunto em programas da rádio MEC, acesso aos CDs do Conjunto Sacra Vox doados em bibliotecas de instituições educacionais em outros municípios, Estados e países da América e Europa.
Situação
  Atividade
Contato
   As ações para divulgação das atividades do Conjunto são realizadas com auxílio do Setor Artístico da Escola de Música – UFRJ, através de folderes/convites, cartazes e programas de concertos, mas, sobretudo, via mala direta por internet. Atualmente, o Conjunto continua a contar com o apoio do referido setor, sendo divulgado no Site e facebook da Escola de Música www.musica.ufrj.br. Em suas próprias ações, dá continuidade ao desenvolvimento do seu próprio facebook e blog - https://sacravox.wordpress.com/ . Contatos são feitos através do email: sacravox@musica.ufrj.br ou diretamente com a coordenadora Valéria Matos: vmatos@musica.ufrj.br
«« Voltar