«« Voltar
CInÊNCIA
Protocolo do SIGProj:   287814.1554.128320.22112017
De:02/01/2018  à  01/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Waldmir Nascimento de Araujo Neto
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IQ - Instituto de Química
Resumo da Ação de Extensão
  O CInÊNCIA é um projeto que visa fortalecer o processo de inclusão social e audiovisual através da disseminação da ciência, semiótica, cultura, educação e novas tecnologias em suas diversas formas de expressão e linguagem, sobretudo a partir da exibição e discussão do conteúdo de filmes cinematográficos, vídeos e oficinas para um público excluído ou com menor acesso. O projeto tem natureza andarilha e desenvolve atividades no interior dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, pretendendo ampliar sua atuação a outros municípios e ao estado Mato Grosso do Sul pela parceria com a UFMS. O CInÊNCIA usará temas de ampla penetração social como Sustentabilidade & Sobrevivência; Inovação & Desenvolvimento; Estigma & Pertencimento e diversidades culturais que contarão com apoio, tecnologia e parceria dos Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores/UFRJ (NEaD-LIFE) e Laboratório de Estudos em Semiótica e Educação Química - UFRJ. Utilizam-se filmes, vídeos e outras formas de comunicação visual para um olhar semiótico em torno dos temas. O quadro teórico-metodológico de referência considera a noção de mediação semiótica de Lev Vigotski como uma unidade estruturante deste trabalho. Pretende-se construir catálogo de indicadores de desempenho articulados à dimensão e ao valor social e cultural; portfólio de filmes e imagens; desenvolvimento de novas mídias sociais do Projeto que já dispõe da fanpage no facebook que permite o contato com escolas e participantes. Destaca-se o fortalecimento dos mecanismos de inclusão social pela busca de subsídios empíricos da nossa pesquisa acadêmica relacionados às ações afirmativas e a construção dos indicadores socio-culturais.
Palavras-chave
   Cultura, Semiótica, Educação, Inclusão, Tecnologias
Público-Alvo
  Comunidade; Professores e alunos dos cursos técnico-profissionalizante; Professores e alunos dos cursos de licenciatura em química, física, biologia e matemática; Professores e alunos da Educação Básica do Ensino Fundamental e Médio das Escolas dos Municípios de Angra dos Reis, Volta Redonda, Pinheiral, Eng. Paulo de Frontin, Paracambi, Duque de Caxias, São Gonçalo, Arraial do Cabo, Três Rios, Belford Roxo, Nilópolis e Rio de Janeiro em atendimento ao estado do Rio de Janeiro; comunidade dos municípios de Juiz de Fora, Prados e Barroso em atendimento ao estado de Minas Gerais e comunidade do município de Campo Grande em atendimento ao estados do Mato Grosso do Sul, correspondendo a uma ampliação do projeto para o interior da Região Sudeste e Centro-Oeste.
Situação
  Atividade
Contato
   A divulgação do projeto será negociada com os Campi do IFRJ, com os Pólos das Universidades UFRJ, UFJF e UFMS e com a Câmara Municipal de Barroso (MG). A divulgação local para a comunidade interna e externa será realizada por meio de folders, cartazes, internet (email cinencia.ifrj@gmail.com) e principalmente da fanpage no Facebook (https://www.facebook.com/cinencia), que permite o contato permanente com a direção, professores e alunos das escolas participantes.
«« Voltar