«« Voltar
matematica.ufrj
Protocolo do SIGProj:   287777.1554.220225.22112017
De:02/01/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Felipe Acker
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IM - Instituto da Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  matematica.ufrj tem como objetivo tornar disponíveis,em Português do Brasil, gratuitamente e em livre acesso, as atividades de ensino e divulgação de Matemática da UFRJ. Vivemos um momento de transição do velho modelo de difusão do conhecimento, baseado na pedagogia literário teatral, para novas formas ainda em construção. Materiais como pequenos vídeos, aulas filmadas, conferências já abundam na internet, lado a lado com livros e software educativo de livre acesso. Ainda é grande a distância entre o possível e o que ocorre na Academia, com disciplinas teóricas restritas a aulas presenciais e material escrito. A melhor analogia a que podemos recorrer é fazer referência ao que ocorreu com as artes do espetáculo: se, antes do cinema e da televisão, o teatro era a única possibilidade, este se converteu em espaço de pesquisa e formação de pessoal para uma indústria gigantesca. Um ator do final do século XIX poderia almejar, ao longo de sua carreira, não mais do que alguns milhares de espectadores; hoje esse número, cujo crescimento não é interrompido pela morte, pode chegar a bilhões. Destino semelhante parece reservado ao ensino superior: as universidades devem ter como prioridade a pesquisa e a produção de material de difusão do conhecimento em escala industrial; os cursos presenciais, mesmo mantida sua escala atual, deverão representar apenas uma pequena fração das atividades. Nosso projeto pretende romper barreiras: o mesmo material pode servir de apoio ao ensino presencial, semipresencial e a distância;e, também (ou mesmo principalmente), pode liberar o autodidata das amarras do ensino regular.
Palavras-chave
   educação a distância, Matemática, videoaulas
Público-Alvo
  O projeto matematica.ufrj atua, prioritariamente, via internet, por meio de material didático disponibilizado na página do projeto e no youtube. Mais especificamente, temos como público-alvo os professores de Matemática e os estudantes de ensino médio e superior de todo o país, que passam a ter, no material produzido e difundido pela UFRJ, uma referência. Hoje com a internet é possível atingir comunidades que antes não tinham acesso ao conhecimento. Não se pretende apenas ser uma mera biblioteca fiel depositária de conhecimento, mas permitir um diálogo com a sociedade, através de video-aulas, textos, softwares que permitem a experimentação pelo usuário e esclarecimento de dúvidas via internet – tudo disponibilizado de forma gratuita. Acreditamos no poder transformador e agregador da educação que se dá através do diálogo e não meros repetidores de conhecimento. Em um país como o Brasil, marcado por grandes disparidades geográficas de oferta de ensino superior e de acesso ao conhecimento, agravadas por distâncias que se medem em milhares de quilômetros, poder contar com a referência, na internet, de um polo de qualidade como a UFRJ, falando e escrevendo em português, é, certamente, uma demanda de vastos contingentes da população. A estimativa de público apresentada é modesta, diante dos números apresentados por eventos como a Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   site: www.matematicaufrj.org email: acker.f@gmail.com Endereço: Instituto de Matemática - UFRJ Av. Athos da Silveira Ramos 149, Centro de Tecnologia - Bloco C Cidade Universitária - Ilha do Fundão. Cep 21941-909 Rio de Janeiro - RJ - Brasil
«« Voltar