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Fonoaudiologia Computacional
Protocolo do SIGProj:   287765.1554.295957.22112017
De:22/02/2018  à  28/03/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Carla Verônica Machado Marques
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  NCE - Instituto Tércio Pacitti de Aplicãções e Pesquisas Computacionais
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta reúne estudantes de várias áreas em especial de Fonoaudiologia com pesquisadores das áreas de Computação, criando soluções computacionais para promover o desenvolvimento das funções cognitivo-linguísticas. Neste contexto, serão apresentadas estratégias computacionais para criar aplicativos na forma de games inteligentes capazes de coletar e armazenar dados, para realizar avaliação e intervenção no âmbito da cognição e da linguagem criando sistemas autômatos de visualização de dados (gráficos), bem como, a sua interpretação (relatórios especializados). As ações que serão realizadas no âmbito da proposta são perpassadas pela indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão e contextualizadas na função social da UFRJ que é histórica no que concerne a formulação de políticas públicas na área da Ciência da Computação, na perspectiva da universalidade de acesso do público-alvo constituído de 200 (duzentos) professores do ensino fundamental da rede pública de ensino, aos conhecimentos científico-tecnológicos, como elemento constitutivo imprescindível para produzir mudanças significativas na realidade do país e estratégico para impulsionar processos geradores de inclusão social.
Palavras-chave
   Fonoaudiologia, Computação, Cognição, Linguagem
Público-Alvo
  O público-alvo preferencial da ação é constituído de 200 (duzentos) professores do ensino fundamental da rede pública e conforme consubstanciado na justificativa da carga horária haverá um público-alvo transversal integrado por alunos vinculados a estes professores. No âmbito da concepção da proposta a escolha do público-alvo prioriza duas dimensões: 1) A interação dialógica da UFRJ com os estabelecimentos de ensino da Educação Básica na perspectiva da circularidade dos saberes em um processo de retroalimentação e de fortalecimento dos vínculos entre instituições públicas de ensino; 2) A interação dialógica entre as diversas expertises acadêmicas da UFRJ na perspectiva da transversalidade do conhecimento e da construção de diálogos interdisciplinares que envolvem as diversas dimensões do mundo contemporâneo.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   carlaveronica@nce.ufrj.br
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