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Oficinas de Treinamento para a OBMEP(Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas)
Protocolo do SIGProj:   287642.1554.247796.22112017
De:01/03/2018  à  01/03/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Angela Cássia Biazutti
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IM - Instituto da Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  Ação de formação para professores de escolas públicas na preparação dos alunos do segundo segmento do ensino fundamental e médio para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), estimulando o estudo da Matemática e desenvolvendo o raciocínio lógico. O objetivo deste projeto é o de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e de incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. Além disso, a inclusão dos alunos de graduação de licenciatura em matemática é importante pela contribuição social, pelas informações preciosas sobre os processos ensino-aprendizagem entre os alunos da educação básica, para aperfeiçoar a formação dos futuros professores nessa troca de saberes e de integração das escolas públicas com a universidade pública, esta contribuindo para a superação das desigualdades sociais. Os alunos da maioria das escolas públicas são alijados de um ensino e de material didático de qualidade, merecem um apoio para terem um bom resultado na OBMEP, melhorando assim sua auto-estima. Embora o objetivo aparente seja o resultado de uma competição nacional, os alunos que se destacam na OBMEP passam a servir de inspiração para outros estudarem mais e entenderem a educação como forma de transformar vidas. Esse projeto que junta a organização da OBMEP com coordenadores e alunos em instituições de ensino superior e professores nas escolas de ensino básico responsáveis por preparar seus alunos para a OBMEP, objetiva implementar esse apoio. A ação se desenvolve nas instalações do IM/UFRJ e em 10 escolas públicas .
Palavras-chave
   OBMEP, treinamento, Matemática, imaginação, ascensão social
Público-Alvo
  Alunos do segundo segmento do ensino fundamental e alunos do ensino médio de escolas públicas situadas no estado do Rio de Janeiro, municipais, estaduais e federais designados pela OBMEP. O professor de cada escola pública do ensino básico designada pela OBMEP (em 2017 foram 10 professores, correspondendo a 10 escolas) 3 docentes do IM-UFRJ responsáveis pelas oficinas, respondendo como coordenador/vice-coordenador e coordenador pedagógico. É prevista a inclusão de até 5 alunos de licenciatura em Matemática da UFRJ, como colaboradores voluntários ou bolsistas.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   IMPA, para o público alvo IM-UFRJ, para os alunos de licenciatura
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