«« Voltar
'Promoção de lazer, cultura e saúde mental - Circulando pela cidade com o Clube da Esquina' (Cópia) 06-04-2017 (Cópia) 21-11-2017
Protocolo do SIGProj:   287619.1554.131904.21112017
De:10/01/2018  à  10/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Tavares Cavalcanti
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  IPUB - Instituto de Psiquiatria
Resumo da Ação de Extensão
  O 'Clube da Esquina: por uma sociedade sem manicômios” tem a finalidade de promover o exercício da cidadania por meio de atividades sociais, culturais, de lazer, econômicas e políticas de seus associados e das pessoas com problemas de natureza mental”, conforme Artigo 2º, item I, do seu Estatuto. Destacam-se as atividades culturais e de lazer no sentido de facilitar as trocas sociais e o desenvolvimento do companheirismo e da solidariedade. Busca combater o estigma, a discriminação e o preconceito em relação às pessoas com problemas severos e persistentes em saúde mental. Para isso incentiva os associados e seus familiares à descoberta, a criação e a produção de modos diversos de relação entre sujeitos, que possibilitem maior autonomia e reconhecimento social. É um espaço de convivência, de encontro aos sábados e de atividades fora do espaço de tratamento, de ocupação da cidade. A dinâmica de suas atividades se divide em duas etapas principais: na parte da manhã, quando tomam café, realizam algumas atividades recreativas e reuniões para discutir questões relacionadas ao funcionamento do Clube e a programação cultural do dia e; no período da tarde, realizam a “saída” – atividade externa – que pode ser uma visita a museus e centros culturais, cinema, passeios diversos.
Palavras-chave
   Saúde Mental, Cultura, Cidadania, Lazer
Público-Alvo
  O público-alvo abarca usuários de saúde mental dos diversos dispositivos de saúde do município e seus familiares e engloba os discentes extensionistas ao trabalho.
Situação
  Atividade
Contato
  
«« Voltar