«« Voltar
Surdez: comunicação, educação e inclusão (Cópia) 21-11-2017
Protocolo do SIGProj:   287615.1554.13350.22112017
De:01/03/2018  à  30/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Celeste Azulay Kelman
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  FE - Faculdade de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Este curso de extensão possui relevância para o despertar de reflexões e práticas significativas no campo da Educação de Surdos. O objetivo geral é proporcionar expansão e intercâmbio de conhecimentos acerca da temática educação de surdos, com foco nas potencialidades dos estudantes. Tem como objetivos específicos: 1- Compartilhar entre cursistas e dinamizadores experiências e produções acerca da Educação de Surdos; 2- Avaliar recursos didáticos e práticas pedagógicas com vistas à produção de materiais; e, 3- Expandir os resultados das atividades desenvolvidas neste curso em eventos que contemplem a Educação de Surdos. Serão disponibilizadas 60 vagas. O curso destina-se a futuros professores (alunos concluintes da graduação) e, professores que desejem aprofundar-se na temática, já atuantes na rede de ensino pública e/ou privada do Estado do Rio de Janeiro (para que também possam contribuir compartilhando suas vivências com este público e despertando novas inquietações e reflexões a partir dos estudos a serem realizados durante o curso). A duração total será de 35 horas. Os certificados serão entregues para os que frequentarem no mínimo 75% das atividades realizadas. Os encontros serão realizados as quartas-feiras, de 14:00 às 17:00, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O curso iniciará em 18 de abril e encerrará no dia 20 de junho.
Palavras-chave
   Surdez, Inclusão, Educação de Surdos, Potencialidades, Recursos Didáticos
Público-Alvo
  O curso destina-se a futuros professores (alunos de graduação, da ufrj e instituições externas, que desejem aprofundar-se mais na temática Educação de Surdos para assim estar mais preparados ao deparar-se em classes com tais estudantes Surdos, e, para professores que desejem aprofundar-se na temática que já vivenciam ou não a experiência de ter estudante Surdo em suas classes, já atuantes na rede de ensino pública e/ou privada do Estado do Rio de Janeiro. A ideia é proporcionar além da abertura a temática de forma mais aprofundada aos estudantes de graduação, também contribuir compartilhando as vivências e desafios já encontrados pelos profissionais que já encontram-se na Rede de Ensino, despertando não somente inquietações, mas gerando reflexões e desenvolvimento coletivo de recursos para possivelmente utilizarem em suas práticas, e certamente divulgarem no final do curso em suas instituições. Esta divulgação será a apresentação de resultados do trabalho final realizado pelos participantes da equipe das instituições que abraçarem o projeto. Acreditamos que o olhar de possível inexperiência prática dos graduandos com o de desafios elencados pelos já professores atuantes na Rede de Ensino poderão suscitar olhares singulares em torno da temática, contribuindo com a elaboração de materiais riquíssimos através da experiência a ser construída na vivência do curso. Nas primeira aulas os estudantes já serão agrupados conforme seus interesses e desafiados a pensar sobre algum recurso didático a ser pensado como facilitador e meio contribuidor à inclusão dos estudantes Surdos nas aulas. Durante o curso, com os debates, leituras e diálogos as reflexões serão ocasionadas e as estratégias irão sendo tecidas pelos participantes com apoio dos professores do Curso, para que no final apresentem suas construções.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   021 998889673 - Larissa Brito (Membro do Grupo de Pesquisa e Mestranda do PPGE/ UFRJ)
«« Voltar