«« Voltar
Projeto de Atividades e Laboratório de Ciências na Educação Infantil (Cópia) 21-11-2017
Protocolo do SIGProj:   287554.1554.251080.22112017
De:10/01/2018  à  10/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Tiago Lima da Silva
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IQ - Instituto de Química
Resumo da Ação de Extensão
  Desenvolve-se um conjunto de atividades de ciências naturais voltadas para a Educação Infantil na EEI-UFRJ, em parceria e com a orientação dos docentes e técnicos-administrativos da EEi-UFRJ. O projeto desdobra-se para oferecer à rede de Educação Infantil do município do RJ, no âmbito do projeto Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI da SME-RJ), este mesmo circuito de atividades que está em desenvolvimento na EEI-UFRJ, em parceria e colaboração dos professores da rede. O mesmo desdobramento está planejado para a Educação Infantil no Campo, em ambos os casos respeitan do-se as determinações das Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil. As questões teóricas que orientam o planejamento das atividades voltam-se para a Teoria da Atividade Histórico-Cultural, nos termos propostos por Lev Vygotsky, destacando-se o potencial do brincar na construção social de significados a partir de processos que combinam o simbólico e a imaginação. Tem-se como fundamento metodológico para a ação: assumir a responsabilidade de compartilhar a educação e cuidado das crianças com as famílias; possibilitar tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas; permitir que uma vivência com as ciências conduzam a novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, e a sustentabilidade do planeta. O projeto lança mão de atividades construídas a partir do potencial interativo de um laboratório de ciências, na EEI-UFRJ e no Instituto de Química (IQ-UFRJ), e de um circuito de atividades com tecnologia digital situadas no Núcleo de Educação à Distância da UFRJ.
Palavras-chave
   Educação Infantil, Ensino de Ciências, Vygotsky, Imaginação, Brinquedo
Público-Alvo
  O projeto tem início com o desenvolvimento e realização de atividades no âmbito da Escola de Educação Infantil da UFRJ, voltando-se para o atendimento dessa unidade, e compreendendo a participação de alunos, pais, professores e técnicos-administrativos. A EEI-UFRJ possui uma equipe de Professores de Ciências que integra a equipe do projeto e, além disso, estará dialogando com esses profissionais ao conduzir e negociar as atividades. O público do projeto pode ser inscrito em três dimensões: i) Os alunos da EEI-UFRJ, que estarão participando das atividades; ii) a partir dos alunos, os pais e responsáveis estarão envolvidos nesse circuito de atividades; iii) os projetos e atividades irão mobilizar também todos os membros (professores e técnicos administrativos) da EEI-UFRJ e desse projeto em um sentido de formação “multi-profissional”, devido à natureza do processo pedagógico da Educação Infantil. Nesse sentido, mais do que uma pretensa tentativa de “formar crianças” em qualquer sentido disciplinar, o projeto pretende ser uma oportunidade de transformação profissional, com troca de saberes específicos, valores, e significados que envolvem as ciências e seu conteúdo histórico. Docentes do Projeto + EEI UFRJ = 20 Discentes de Graduação = 10 Técnico Administrativo da EEI atendidos pelo projeto = 20 Crianças da EEI-UFRJ (matrículas em Pré-Escola) = 35 Responsáveis das Crianças atendidas pelo projeto = 35 TOTAL = 120
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   tiagolds@iq.ufrj.br
«« Voltar