«« Voltar
Empoderamento em Tecnologias Exponenciais
Protocolo do SIGProj:   287504.1554.298615.22112017
De:10/01/2018  à  10/01/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Carlos Eduardo Pedreira
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CT - Centro de Tecnologia
Unidade de Origem
  COPPE - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia
Resumo da Ação de Extensão
  Esta proposta diz respeito a um projeto que objetiva equipar jovens para que possam se apoderar das chamadas Tecnologias Exponenciais de uma maneira ética e crítica, direcionando-as para o progresso e bem-estar coletivo. Desta maneira, visamos contribuir para prepará-los para serem protagonistas de transformações profundas e impactantes que já estão ocorrendo no presente e que seguirão se acelerando nos próximos anos. Objetivamos que os participantes absorvam que o sentido humano deve estar no centro destas transformações, comandando-as para o bem. As Tecnologias Exponenciais abordadas compreendem: Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Realidade Aumentada e Virtual, Biotecnologia e Tecnologias Vestíveis. Importante ressaltar que nossa proposta não é ensinar em detalhes essas tecnologias, o que seria evidentemente incompatível com o tempo proposto para o projeto e com o background de jovens no início do ensino médio. Evidentemente estaremos contentes em aprofundar tecnicamente alguns pontos como resposta a possíveis demandas de alguns dos participantes. O projeto de extensão “Empoderamento em Tecnologias Exponenciais” visa alavancar esta aprendizagem através de metodologia e abordagem pedagógica específica, cultivando valores éticos e democráticos na aprendizagem e uso dessas ferramentas. Dentro do resultado esperado visamos a propagação do conhecimento sobre as tecnologias atuais e emergentes contemplando sempre três dimensões o ser (você), o conviver (você e o outro) e o fazer (você e o mundo). Deste modo todo aprendizado tecnológico estará voltado a inspirar jovens a identificarem a tecnologia como uma ferramenta de transformação social condizente com sua realidade e problemas sociais do seu em torno.
Palavras-chave
   empoderamento tecnológico, inclusão digital, tecnologias exponenciais, tecnologias emergentes, transformação social
Público-Alvo
  O público alvo é composto por jovens em idade de ensino médio de escolas privadas e públicas ou pertencentes à comunidade de alunos da ONG Recode. Para o projeto inicial trabalhamos com a escola privada Eleva e a escola estadual Pedro Álvares Cabral, além de alunos da própria ONG.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Paralelamente, a ONG Recode irá desenvolver estratégias de engajamento e mobilização para convocar jovens com interesse e perfil a participarem do curso de extensão.
«« Voltar