«« Voltar
Construção de uma prática democrática e alternativa de formação de docentes de língua e culturas em Língua Alemã em espaços públicos no Estado do Rio de Janeiro (Cópia) 21-11-2017
Protocolo do SIGProj:   287502.1554.131355.22112017
De:10/01/2018  à  10/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Mergenfel Andromergena Vaz Ferreira
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  FL - Faculdade de Letras
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto ora apresentado, tornou-se mais conhecido pela sigla PALEP: “Projeto Aulas de Línguas em Espaços Públicos”. Trata-se de uma ação processual, articulada e unitária, centrada na formação acadêmica de alunos de graduação com base na prática extensionista voltada para o ensino da língua alemã para jovens não-universitários em contextos diversos. Esta ação é constituída em seu conjunto pelos seguintes princípios e objetivos específicos: (1) estruturação, implementação e administração acadêmica de cursos de alemão como língua adicional em escolas de Ensino Médio e espaços públicos do Estado do Rio de Janeiro; (2) construção, com base nestes cursos, de uma prática democrática e alternativa de formação de docentes de língua e culturas em Língua Alemã em espaços públicos no Rio de Janeiro. Esta ação tem o intuito de enriquecer as discussões sobre o ensino de língua e suas políticas, sobre metodologias e sobre a relação entre a(s) cultura(s) e a formação subjetiva da cidadania. Para estas finalidades o Projeto desenvolve em seu transcurso atividades como debates, mesas-redondas e colóquios, com a participação da comunidade acadêmica da própria Universidade e de convidados de outras instituições. A partir do que foi dito depreende-se claramente que a concepção, a organização e a consecução prático-teórica dos cursos de língua alemã não representam um fim em si mesmo, mas antes constituem-se como partes de um projeto didático-pedagógico mais amplo, que articula a prática extensionista com a formação docente do graduando em Letras de forma orgânica e indissociável.
Palavras-chave
   formação docente, escolas públicas, ensino de línguas adicionais, práticas extensionistas em Letras.
Público-Alvo
  O público alvo do Projeto é formado por Professores universitários, discentes da graduação e pós graduação, e pesquisadores, principalmente nas áreas de ensino de línguas e formação de professores. Serão oferecidas 15 vagas a cada semestre para os estudantes da graduação. O público alvo do curso de alemão, realizado no âmbito do Projeto, são os alunos de Ensino Médio da Rede Pública, além do público do entorno da Biblioteca Parque de Manguinhos.
Situação
  Atividade
Contato
   https://www.facebook.com/PALEP
«« Voltar