«« Voltar
RIO-METRÓPOLE
Protocolo do SIGProj:   287467.1554.199016.22112017
De:05/02/2018  à  28/02/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Fabiana Generoso de Izaga
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  FAU - Faculade de Arquitetura e Urbanismo
Resumo da Ação de Extensão
  O ciclo de eventos “RIO-METRÓPOLE” é uma atividade de extensão que visa fomentar a participação da Universidade como ator e agente aglutinador na discussão e construção coletiva sobre a dinâmica metropolitana do Rio de Janeiro. Ao longo dos últimos dois anos foi realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Grupo Executivo de Gestão Metropolitana (CEGM) da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, um Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Buscando estabelecer intercâmbios com a Universidade, a CEGM e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ), em 2017, firmaram convênio de cooperação visando fomentar a discussão de temas urbanos de escala ou impacto metropolitano e estimular uma investigação científica dos desafios de impacto metropolitano. A FAU-UFRJ possui uma série de trabalhos e pesquisas acadêmicas em nível de graduação e pós-graduação que envolve a região metropolitana do Rio de Janeiro. O ciclo de eventos “RIO-METRÓPOLE' por meio do diálogo e do debate com outras instituições de ensino privadas e públicas da área de AU e afins, representantes de Governo, e também, da sociedade civil organizada, movimentos sociais, ONG's e grupos comunitários pretende buscar a construção compartilhada de uma agenda de debates inovadora e contemporânea da metrópole do Rio de Janeiro. A proposta visa unificar e dar visibilidade a estas iniciativas para fomentar uma agenda de debates atualizada e crítica aos desafios propostos pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região Metropolitana.
Palavras-chave
   metrópole, Rio de Janeiro, desenvolvimento sustentável, governança metropolitana, projeto urbano
Público-Alvo
  O público alvo consiste em alunos de graduação e pós-graduação da FAU-UFRJ e de outros centros universitários privados e públicos da área de arquitetura e urbanismo e afins relacionados ao espaço construído (geografia, sociologia, economia, gestão urbana, engenharia de transportes, meio-ambiente) e outros, como saúde, educação. Professores e pesquisadores sobre temas relacionados à dinâmica metropolitana da Cidade do Rio de Janeiro. Funcionários públicos e consultores envolvidos com a temática da região metropolitana do Rio de Janeiro. Representantes e integrantes de ONG's, grupos comunitários, ativistas e entidades da sociedade civil organizada em geral envolvidos e interessados em termas urbanos e das metrópoles e na discussão do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Fabiana Izaga (coord.) fabizaga@gmail.com Marina Krumholz (indicada para bolsa) marinakrumholz@hotmail.com Carolina Quintanilha Neves (monitora) carol_cqn@hotmail.com
«« Voltar