«« Voltar
Ação interdisciplinar visando motivar os alunos do ensino fundamental das escolas do Rio de Janeiro para o ensino de ciências
Protocolo do SIGProj:   287417.1554.250171.22112017
De:05/03/2018  à  30/11/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Roberto Salgado Amado
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IQ - Instituto de Química
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto propõe a ação de um grupo multidisciplinar da UFRJ visando motivar e aproximar alunos das últimas séries do ensino fundamental de diferentes escolas da cidade do Rio de Janeiro das disciplinas científicas por eles estudadas, utilizando para isso metodologias experienciais, recursos tecnológicos e equipamentos culturais da própria Universidade Federal do Rio de Janeiro. Este trabalho tem uma dupla finalidade. Busca contribuir, através de ações experimentais, para o revigoramento pedagógico, motivacional e científico/linguístico do ensino cotidiano de escolas públicas. À medida em que este objetivo for sendo atingido - constatando-se através de sucessivas avaliações - serão utilizados os resultados em discussões metodológico-científicas dentro da UFRJ, visando com isso interferir na reformulação de propostas e concepções educacionais vigentes na própria universidade, aperfeiçoando-se, assim, o curso de formação de professores. Nesse segundo ano, espera-se dar continuidade ás visitações de museus e a diferentes espaços lúdicos visando consolidar a parceria entre a Escola e a Universidade.
Palavras-chave
   formação de professor, ensino-aprendizagem em ciências, ensino fundamental, mudança em educação
Público-Alvo
  Alunos do Ensino Fundamental de diferentes Escolas municipais. Inicialmente, esse projeto trabalhará com uma turma de aproximadmente 40 alunos da oitava série da Escola Municipal Tenente Antônio João. Com o decorrer do projeto, esse número de alunos deverá aumentar, visto que dependendo do grau de dificuldade da atividade desenvolvida, será trabalhada com diferentes turmas. Além disso, por propor visitas a espaços lúdicos, o número de alunos participantes fica limitado ao número permitido por esse espaço à visitação.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Professores Jorge Ricardo Santos Gonçalves (jorgericardosg@uol.com.br) e Roberto Salgado Amado (roberto@iq.ufrj.br).
«« Voltar