«« Voltar
A Matemática e a Interdisciplinaridade: possibilidades nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Protocolo do SIGProj:   287292.1565.278716.20112017
De:02/03/2018  à  02/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  ITP - Itapetininga
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto de curso ora proposto tem como eixo central o ensino de matemática e sua perspectiva interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a ser ofertado aos docentes da Rede Pública de Ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos). Pressupõe-se que a formação docente é um processo contínuo, que se estende por toda a carreira, sendo crucial para o processo de desenvolvimento profissional. A literatura neste campo indica que uma das fontes de aprendizagem a ser considerada e valorizada refere-se à prática desenvolvida no contexto da sala de aula, uma vez que o ensino exige reflexão, criatividade, experimentação para além dos conteúdos. No caso da matemática, trata-se de um campo específico do conhecimento que muitas vezes representa um desafio ao professor dos anos iniciais, dado que os cursos de formação inicial, nesta etapa da Educação Básica, não o contemplam com a profundidade necessária para atender às demandas formativas do professor. Soma-se a isso o desafio de desenvolver um trabalho interdisciplinar, como atualmente se propõe. Diante disso, a presente proposta objetiva a criação de uma rede colaborativa envolvendo professores das redes municipal e federal através da proposição de atividades formativas voltadas aos docentes da rede municipal de Itapetininga. Ressalta-se que esta proposta resulta da parceria já estabelecida entre as redes e de discussões já realizadas entre os docentes que as compõem.
Palavras-chave
   Ensino de matemática, formação docente, prática docente, interdisciplinaridade
Público-Alvo
  Professores da rede pública de ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos).
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar