«« Voltar
ESCRITÓRIO DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL E GESTÃO PÚBLICA - EPG
Protocolo do SIGProj:   287165.1554.100422.22112017
De:01/01/2018  à  31/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Pedro de Novais Lima Junior
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCJE - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Unidade de Origem
  IPPUR - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Resumo da Ação de Extensão
  O Escritório de Planejamento Territorial e Gestão Pública (EPG), núcleo institucional do IPPUR surgiu de experiências extensionistas desta unidade acadêmica e constitui-se como lugar de prática e reflexão em extensão universitária, assessoria popular, assessoria aos órgãos públicos, estágio acadêmico e produção de conhecimento no campo do planejamento urbano e regional e gestão pública. Trata-se de um canal permanente de integração do IPPUR com os movimentos sociais, organizações não-governamentais e governamentais que desenvolve e abriga projetos e/ou programas refletidos e compartilhados com a sociedade civil e as instituições públicas. O EPG articula diferentes ações do corpo social do IPPUR que têm como premissa o entendimento de que a esfera pública ultrapassa as fronteiras do Estado e se constrói e reconhece como campo de encontro e confronto de múltiplos sujeitos sociais, em disputa para manter ou transformar a atual distribuição de poderes e recursos sociais, materiais e simbólicos, formais e informais. O projeto integra um conjunto de seis ações dispersas pela metrópole do Rio de Janeiro, com a intenção de: - estabelecer elos entre a Universidade e a sociedade civil e organizações estatais e não estatais de comprometidas com o interesse coletivo. - desenvolver, apoiada nesses vínculos, análises e propostas que, no conjunto, permitem sondar e interagir com a periferia que constitui a metrópole periférica do Rio de Janeiro. - estimular no âmbito da academia, a valorização da simetria entre saberes locais e os que se pretendem universais, a identificação de práticas emancipadoras, a abertura para outros possíveis na história da metrópole.
Palavras-chave
   planejamento, gestão pública, território, esfera pública, justiça social
Público-Alvo
  Estudantes e professores da graduação e pós-graduação do IPPUR, instituições governamentais e não governamentais, movimentos sociais, professores e alunos da rede básica de ensino, público que acessa as plataformas virtuais de publicação dos trabalhos do IPPUR e de seus laboratórios de pesquisa.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Viviane Penso - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Endereço: Av. Horácio Macedo, 2151. Cidade Universitária - Ilha do Fundão CEP.: 21941-917- Rio de Janeiro - RJ - Brasil. e-mail: direcaoarrobaippur.ufrj.br
«« Voltar