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Educação em movimento: estudos dos refugiados no mundo contemporâneo
Protocolo do SIGProj:   286960.1554.229012.22112017
De:01/02/2018  à  01/02/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Gislene Aparecida dos Santos
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IGEO - Instituto de Geociências
Resumo da Ação de Extensão
  O mundo contemporâneo se caracteriza por uma variedade de fluxos circulando no espaço internacional. Alterações produtivas, conflitos bélicos, desastres ambientais têm gerado um deslocamento de pessoas para fora dos seus países de origem. Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para o Refugiado (ACNUR), aproximadamente 22, 5 milhões de pessoas, em 2016, estavam na condição de refugiados, ou seja, por motivos políticos tiveram que partir dos seus territórios de origem e buscar um outro país para sua sobrevivência. No Brasil, cerca de 9.582 pessoas foram reconhecidas em 2016 como refugiadas pelo Governo brasileiro. A cidade do Rio de Janeiro tem sido um dos destinos de chegada destes refugiados. O presente projeto de extensão visa inserir esta questão tão marcada pela dimensão do acesso ao direito de circulação, no contexto pedagógico do ensino da Geografia. Pretende-se uma abordagem sobre a dimensão política, social e cultural no processo de inserção do refugiado na cidade do Rio de Janeiro. Reconhecemos a importância que o ensino da Geografia ocupa na reflexão sobre esta modalidade de deslocamento: o refugiado no mundo contemporâneo. Para tal serão realizadas ações extensionistas junto a Escolas Estaduais e organizações de acolhimento e atendimento do refugiado no Rio de Janeiro, visando reconhecer práticas e ações direcionadas ao refugiado na cidade e sua compreensão no espaço escolar. Metodologicamente nos valemos do Método Documentário e de práticas de comunicação onde o discurso e o saber do próprio refugiado sejam priorizados como constitutivos das ações extensionistas.
Palavras-chave
   Refugiados, Rio de Janeiro, Geografia, educação, hospitalidade.
Público-Alvo
  As ações desenvolvidas visam compreensão da situação do refugiado no mundo contemporâneo com atenção a escala do RJ e seu entendimento no campo educacional. As atividades curriculares serão desenvolvidas em Escolas Estaduais com o apoio do SPM e da Caritas do RJ, organizações de acolhimento do refugiado quando da sua chegada e sua instalação.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Será feito através do correio eletrônico, sites de divulgação, contato pessoal e outras formas (folder, convites, etc).
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