«« Voltar
Sentidos e significados necessários e possíveis para a constituição do professor leitor para além da formação inicial, na licenciatura de Educação do Campo
Protocolo do SIGProj:   286909.1430.2412.30112017
De:31/12/2017  à  10/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Celia Beatriz Piatti
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FAED - Faculdade de Educação
Unidade de Origem
  PPGEDU - Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Esta pesquisa trata-se de um subprojeto do Projeto - Politicas Educacionais e Formação: produção, projetos e ações de educação e psicologia - Coordenado pela Profa.Dra. Sônia da Cunha Urt - Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, na chamada: CNPq/ MCTI Nº 25/2015 Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. O projeto em uma perspectiva histórico-cultural e interlocução com autores da área de linguagens tem como objeto de pesquisa a leitura na formação docente. O objetivo é reconhecer os sentidos e os significados da leitura na constituição do professor-leitor para além da formação inicial. Para tanto, inicialmente realizaremos um estado do conhecimento em duas fontes eletrônicas de pesquisa, o banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e nos repositórios de dissertações e teses dos Programas de Pós-graduação em educação das universidades: UNB -universidade de Brasília, UFG -universidade de Goiás, UFGD- universidade federal da Grande Dourados e UFT, universidade federal do Tocantins, na perspectiva de conhecer o que já foi produzido referente à temática. Em um segundo momento, serão ouvidos vinte acadêmicos de uma licenciatura em Educação do Campo, com o objetivo de narrarem suas trajetórias de leitura em processo de escolarização. Os resultados podem trazer narrações importantes para reconhecer a influência das leituras apresentadas na escola para a formação de um professor leitor e um panorama geral das produções referentes à temática, por meio dos bancos de dados selecionados.
Palavras-chave
   Leitura.Formação, Escola, Professor.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar