«« Voltar
Observatório de Vigilância e Uso de Medicamentos (Cópia) 13-11-2017
Protocolo do SIGProj:   286866.1554.242509.22112017
De:10/01/2018  à  10/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Thiago Botelho Azeredo
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  FF - Faculdade de Farmácia
Resumo da Ação de Extensão
  A implementação e manutenção de um observatório de medicamentos tem o propósito de promover a divulgação da produção científica e disponibilizar informações confiáveis e atualizadas sobre medicamentos, quanto à segurança e utilização, que são requisitos indispensáveis para garantir o uso racional de medicamentos. Além disso, por utilizarem a Internet, constituem uma estratégia ágil, abrangente e eficiente para a capacitação e atualização de profissionais de saúde e para a difusão do conhecimento à população. As atividades rotineiras de pesquisa e ensino do Observatório de Vigilância e Uso de Medicamentos lidam com geração de informações de interesse público sobre a segurança e padrões de utilização de medicamentos no Brasil. Entre os objetivos do projeto, está incluída a disseminação de informação consolidada, em veículos científicos e não científicos e, também, por meio de sítio eletrônico específico a ser desenvolvido. O presente projeto destina-se a dar continuidade ao processo de implementação do OBSERVIUM, na sua dimensão extensionista, em acordo com as diretrizes da Política Nacional de Extensão, da qual a UFRJ é partícipe, fortalecendo atividades voltadas à divulgação científica das informações geradas no esforço de pesquisa e formação de canais de comunicação com a sociedade, e subsidiando a autoridade regulatória.
Palavras-chave
   Uso racional de Medicamentos, Educação em Saúde, Segurança do paciente, Farmacoepidemiologia, Farmacovigilância
Público-Alvo
  População usuária de redes e mídias sociais; Profissionais e gestores da saúde, principalmente farmacêuticos(as); Gestores e profissionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS - ANVISA e VISA de Estados e Municípios); Alunos(as) e professores(as) da ara da saúde, principalmente farmacêuticos(as). A principal dificuldade observada no primeiro ano do projeto disse respeito às estratégias de divulgação e capilarização da informação produzida e envolvimento do publico alvo no desenvolvimento do projeto. Como estimador da população atingida no primeiro ano do projeto, contabilizamos o número de seguidores do perfil social do Observium no Facebook (540) e da página (195), alcançando menos de 10% do público originalmente previsto. No presente ano, pretendemos ao menos dobrar o número de seguidores nas redes sociais e, mais importante, buscar estratégias para aumentar a interatividade entre equipe executora e público.
Situação
  Atividade
Contato
   observium@pharma.ufrj.br observium.ufrj@gmail.com https://twitter.com/ObserviumUfrj <@ObserviumUfrj> https://www.facebook.com/ObservatorioMedicamentos/ https://www.facebook.com/observiumufrj http://observiumufrj.wixsite.com/observium
«« Voltar