«« Voltar
MOLIPDEC-RJ - Modelo de Levantamento de Informações dos Órgãos Municipais de Proteção e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro
Protocolo do SIGProj:   286862.1554.220533.22112017
De:10/01/2018  à  30/12/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Alessandra Conde de Freitas
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CT - Centro de Tecnologia
Unidade de Origem
  POLI - Escola Politécnica
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto designado MOLIPDEC-RJ - Modelo de levantamento de informações dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil trata da elaboração e implementação de um modelo de levantamento de informações dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro. O MOLIPDEC-RJ é desenvolvido a partir das atividades colaborativas do Grupo de Trabalho para Redução de Riscos de Desastres do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da UFRJ (GT-RRD-UFRJ) em parceria com profissionais da Subsecretaria de Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro (SUBDEC) e do Centro de Operações do Rio (COR). A parceria visa contemplar as especificidades dos órgãos de proteção e defesa civis municipais, do Estado do Rio de Janeiro, nas atividades para Redução do Risco de Desastres (RRD). As informações obtidas permitirão um melhor conhecimento e entendimento dos recursos disponíveis (pessoal e infraestrutura) nos diversos municípios. Deste modo, será possível um melhor planejamento das ações realizadas por estes órgãos voltadas à proteção e defesa civil nas diversas etapas: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, em alinhamento ao preconizado pela Lei Federal Nº 12.608 de 2012 para redução dos riscos de desastres. O projeto possibilitará, também, uma maior compreensão das demandas e dificuldades enfrentadas por estes órgãos na priorização das ações diante da impossibilidade de terem acesso aos recursos necessários (humanos e materiais) no exercício de suas funções diante das dificuldades enfrentadas por vários municípios.
Palavras-chave
   Proteção e defesa civil, Prevenção, Gestão de riscos, Estrutura municipal de proteção e defesa civil, Redução do risco de desastres
Público-Alvo
  Profissionais de proteção e defesa civil, educadores, técnicos, pessoal administrativo, membros da sociedade civil (voluntários) dos Órgãos Municipais de Proteção e Defesas Civil do Estado do Rio de Janeiro e representantes de grupos comunitários apoiadores das ações de proteção e defesa civil a nível municipal. Contudo, como a atuação dos órgãos de Proteção e Defesa Civil requer uma ação coordenada e integrada de diversos outros órgãos públicos e privados, ONG's e toda a população para atingir seu objetivo principal, os mesmos também serão beneficiados direta e indiretamente pela ação de extensão PROJETO MOLIPDEC-RJ.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Os contatos com os membros/órgãos dos demais municípios do Estado do Rio de Janeiro serão realizados por e-mail com auxílio da Subprefeitura de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SUBDEC) e do Centro de Operações do Rio (COR) na divulgação das reuniões/eventos. Pretende-se, também, elaborar cartazes e folders para que sejam disponibilizados no formato digital e impresso para divulgação dos eventos em que os resultados serão apresentados nos diversos municípios.
«« Voltar