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DROGAS, EDUCAÇÃO, SAÚDE E EJA (DESEJA): Sociedade ⇌ Escola ⇌ Universidade
Protocolo do SIGProj:   286790.1554.209689.22112017
De:12/01/2018  à  12/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Célia Regina Sousa da Silva
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IQ - Instituto de Química
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto DROGAS, EDUCAÇÃO, SAÚDE E EJA (DESEJA): Sociedade ⇌ Escola ⇌ Universidade, além de atuar na qualificação de agentes multiplicadores de ações inclusivas, promove e media debates transversais e transdisciplinares sobre a temática drogas. O espaço de intervenção e investigação do projeto teve início em turmas da EJA (COELHO, 2016; COELHO et al., 2016), atualmente foi estendido para turmas dos cursos regulares do ensino Básico, para licenciandos em química e para cursos de formação continuada de professores da rede de ensino (GERPE et al., 2017). A presente versão busca integrar esforços de diferentes áreas do conhecimento em ações envolvendo o eixo temático drogas em uma abordagem ampla e transdisciplinar, formalizar e estender a parceria a outras escolas da rede pública de ensino, primando sempre por ações condizentes com a realidade de cada grupo, numa perspectiva de redução de danos. Consideramos que este é um assunto relevante e estratégico na atualidade (TAMIASSO-MARTINHON et al., 2017). Missão do DESEJA Promover ações transdisciplinares e transversais, tendo por eixo temático drogas lícitas e ilícitas, visando melhorar a qualidade de vida da sociedade como um todo. Visão do DESEJA Coordenar e mediar debates sobre drogas, a partir de uma interação dialógica simétrica entre Sociedade ⇌ Escola ⇌ Universidade, na perspectiva de capacitar agentes críticos, responsáveis, criativos e integrados, capazes de exercer escolhas conscientes, bem como gerar e difundir conhecimento. Valores do DESEJA (i) interação dialógica, (ii) interdisciplinaridade e interprofissionalidade, (iii) indissociabilidade de ensino – pesquisa – extensão, (iv) impacto no empoderamento da cidadania.
Palavras-chave
   Drogas, Educação, Saúde, EJA, Redução de danos.
Público-Alvo
  Cada linha de ação desenvolvida pelo projeto tem um público específico. ============ Etapa 1 (i) O curso de extensão de curta duração “Agentes Multiplicadores de Debates Inclusivos Sobre Drogas na EJA” tem como público-alvo docentes da EJA e estudantes de cursos de licenciatura (UFRJ, UFF, UERJ, entre outras instituições) - número estimado 50 por grupo (20 horas, cada grupo). ------------ Etapa 2 (ii) Os “Encontros de Experiências com a EJA (E3): Debates sobre drogas na escola” tem como público-alvo estudantes da Nova EJA (NEJA) das escolas parceiras do projeto - número estimado 50 por grupo (20 horas). ------------ Etapa 3 (iii) O curso de extensão de curta duração “Mediando Debates Inclusivos Sobre Drogas nas Escolas” tem como público-alvo discentes e docentes da EJA - número estimado 100 (20 horas). ------------ Etapa 4 (iv) Os “Encontros de Experiências com a EJA no Ensino Regular: Debates sobre drogas na escola” tem como público-alvo estudantes do ensino médio regular das escolas parceiras do projeto - número estimado 500 em cada escola por semestre (20 horas).
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   WhatsApp-DESEJA: 21 997767224 e-mail: sousa@iq.ufrj.br
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