«« Voltar
Oficinas de Parentalidade
Protocolo do SIGProj:   286712.1571.246953.30112017
De:01/02/2018  à  01/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Luciana Maria da Silva
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  ICS - Instituto de Ciências da Saúde
Resumo da Ação de Extensão
  Trata-se de um projeto desenvolvido pela UFTM em parceria com a 8a Promotoria de Justiça de Uberaba-MG, que visa atender famílias em processo de divórcio que revelem abordagem destrutiva e situações de conflitos. O objetivo é auxiliar pais e os filhos menores no enfrentamento de possíveis situações conflituosas e suas consequência. São realizadas oficinas para pais e filhos, separadamente, em um encontro de 4 horas, sendo quatro oficinas: uma para crianças (6 a 11 anos), outra para adolescentes (12 a 17 anos) e duas para os pais, sendo que o ex casal participa em salas diferentes. Possuem caráter pedagógico e não terapêutico, são transmitidas técnicas apropriadas de comunicação na família, informações a respeito das consequências emocionais dos conflitos para os filhos, bem como de aspectos legais sobre alienação parental, guarda, etc. Cada oficina é coordenada por instrutores voluntários, com postura acolhedora, neutra e imparcial e alunos participam como observadores. O material trabalhado é cedido pelo CNJ. Espera-se que tais intervenções possam reduzir e/ou amenizar traumas decorrentes das mudanças das relações familiares e comunicações conflituosas, trazendo ações salutares na prevenção de consequências comportamentais, emocionais e relacionais. Ressalta-se a relevância e responsabilidade social do projeto por contribuir para a efetivação de medidas legais de proteção à criança e ao adolescente. Há três anos sendo desenvolvido na UFTM, o projeto já atendeu 748 pessoas diretamente até outubro de 2017. Espera-se que possa continuar atendendo, em 2018, mais pessoas, contribuindo na ação social de medidas protetivas e preventivas para com crianças e adolescentes.
Palavras-chave
   Divórcio, família, parentalidade, infância, adolescência
Público-Alvo
  - Famílias (pais e filhos menores) com processos judiciais que revelem abordagem destrutiva de conflitos oriundos da ruptura do relacionamento dos pais em detrimento dos filhos menores. - famílias que não enfrentam processo judicial, mas que necessitam de orientação quanto ao exercício da parentalidade.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   - Varas de Famílias da Comarca de Uberaba-MG - CRAS - Centro de Referência da Assistência Social - unidades de Uberaba-MG - CREAS - Centro de Referência Especializado da Assistência Social - unidades de Uberaba-MG - Escolas Municipais do município de Uberaba-MG
«« Voltar