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Energia, Desenvolvimento e Meio Ambiente
Protocolo do SIGProj:   286650.1713.250694.16052018
De:30/07/2018  à  30/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Leonardo Leite Oliva
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  SJC - São José dos Campos
Resumo da Ação de Extensão
  O propósito deste curso é apresentar ao aluno conceitos fundamentais concernentes à energia (definição, formas, determinação, transformações) e sua relação com desenvolvimento humano e meio ambiente. O programa se dividirá em três partes, que são: 1) Tratar dos fundamentos, com uma retrospectiva histórica que relaciona as diversas transformações energéticas com o desenvolvimento humano, passando pela sistematização da teoria econômica até a questão do limite do crescimento econômico. Em seguida será feita uma definição rigorosa de energia e uma breve apresentação das fontes energéticas, explicitando suas características e aplicabilidade no contexto sócio-econômico. 2) Atividades lúdicas visando estabelecer analogias entre fenômenos sistêmicos ambientais macro e as atividades em grupo. Nessa etapa os participantes poderão atuar, tomando decisões e se organizando coletivamente, medindo as consequências de suas atitudes e ações. Essa etapa visa oferecer uma vivência a respeito de questões complexas relacionadas a políticas ambientais, energia e desenvolvimento humano. Os participantes poderão se organizar livremente para atingir os objetivos 3) Introduzir conceitos de Bioeconomia, discorrendo sobre esse tipo de pensamento (o porquê de seu surgimento, de sua retomada nos últimos anos, as suas premissas, entre outros). Nessa etapa será apresentado o pensamento de Nicholas Georgescu-Roegen, que aplicou a lei da entropia (2ª Lei da Termodinâmica) às análises econômicas, colocando esse ramo do conhecimento como algo subordinado à ecologia.
Palavras-chave
   bioeconomia, jogos ambientais, energia, desenvolvimento humano
Público-Alvo
  O curso é feito para um público amplo. Qualquer pessoa que tenha cursado ou esteja cursando o Ensino Médio, com inclinação para questões ecológicas e sociais, tem condições de acompanhá-lo. O foco são aqueles que estejam cursando (ou tenham) ensino superior em qualquer área, em especial as engenharias, cuja formação tecno-científica serve de ferramenta útil para assimilação e sistematização dos modelos sócio-ambientais.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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