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CURRÍCULO EM PAUTA: O LUGAR DA HISTÓRIA NAS ATUAIS PROPOSTAS CURRICULARES
Protocolo do SIGProj:   286092.1554.78420.19112017
De:10/03/2018  à  18/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Warley da Costa
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  FE - Faculdade de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  A presente proposta de curso de extensão tem como objetivos oferecer aos professores da rede pública de ensino espaço para debates em torno das reformas curriculares atuais e promover uma reflexão sobre as suas implicações para o trabalho docente. O curso, na modalidade presencial, terá duração de um semestre, com previsão de mais três edições nos semestres subsequentes. O curso organizado pelo Laboratório de Estudos e pesquisas em Ensino de História (Lepeh) da Faculdade de Educação da UFRJ, visa a fortalecer as redes de formação profissional em que seus membros atuam tais como escolas parceiras de estágio supervisionado, Curso de Especialização Saberes e Práticas (CESPEB-Ensino de História), licenciandos de História, Programas de Pós-graduação como o Mestrado Profissional (Prof.História UFRJ) e Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFRJ). Os conteúdos abordados no curso versarão sobre as reformas curriculares em andamento tais como a Reforma do Ensino Médio, as Bases Nacionais Comuns Curriculares (BNCC), a proposta de alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394-96) de inclusão do “Programa Escola sem Partido” e a problematização sobre a produção do saber docente frente a esses embates. A ação de extensão, caracterizada como atividade de atualização, contará com uma equipe de execução vinculada ao Lepeh, todas professoras doutoras da FE, além da participação de quatro estudantes da graduação que ocuparão as vagas oferecidas para creditação no currículo escolar. Como proposta metodológica serão ministradas palestras, realizadas rodas de conversas, além de estudos sobre as propostas curriculares em questão no curso.
Palavras-chave
   Currículo, ensino de História, reformas curriculares
Público-Alvo
  Prioritariamente professores da Rede Pública do Rio de Janeiro que atuam em diferentes esferas da nossa rede de formação: professores regentes das escolas de estágio, professores participantes do Curso de Especialização Saberes e Práticas Ensino de História (CESPEB) oferecido pela Faculdade de Educação (FE) e CAP-UFRJ; e, minoritariamente os licenciandos da própria instituição e estudantes do ensino médio da instituição parceira.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   FE-UFRJ: (21)2295-3246 http://www.lepeh.fe.ufrj.br/ warleydacosta30@gmail.com
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