«« Voltar
Formação e trabalho docente: a necessária discussão das políticas educacionais
Protocolo do SIGProj:   285852.1554.162256.22112017
De:15/03/2018  à  31/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Ligia Karam Corrêa de Magalhães
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  FE - Faculdade de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O presente curso de extensão objetiva discutir e divulgar os aspectos centrais da articulação entre formação de professores, trabalho docente e políticas educacionais. Busca-se compreender as tensões e embates do campo da educação, examinando o PNE, Reforma do Ensino Médio e BNCC para formação de professores, a partir dos crescentes conflitos entre o interesse público e o privado que se fazem sentir nas metas estabelecidas para os diferentes segmentos do ensino, associados às marcas profundas da desigualdade social que têm raízes históricas herdadas do passado. O curso será desenvolvido para uma média de 30 professores da educação básica, contabilizando um total de 30 horas e deve contemplar questionamentos acerca de uma série de deficiências específicas vinculadas à formação, carreira, salários dos professores, infraestrutura inadequada, dualidade presente no ensino médio, organização escolar, processos pedagógicos, currículo, políticas de acesso e permanência dentre outros. O enfrentamento desses temas complexos estará se estruturando em partes organicamente interligados através de oito encontros em torno de foros de discussão em defesa da escola pública democrática e de qualidade formal e política.
Palavras-chave
   educação continuada, formação e trabalho docente, políticas educacionais
Público-Alvo
  Professores da Educação Básica da Rede estadual do Rio de Janeiro; Técnicos administrativos da SEEDUC; alunos de graduação e de pós-graduação
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Será contata o órgão responsável na Faculdade de Educação para divulgação no site da mesma e na SEEDUC para convite aos professores da rede.
«« Voltar