«« Voltar
Projeto Toque... e se toque! 2018
Protocolo do SIGProj:   285491.1554.97042.09112017
De:01/03/2018  à  01/03/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Alice da Silva Ramos Sena
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  CAp - Colégio de Aplicação
Resumo da Ação de Extensão
  A sala de aula é um local para o entrelaçamento de significados, valores e experiências musicais. Entendemos a Música como parte da vida cotidiana e, como tal, deve ser vivenciada. Por isso priorizamos a Música Popular Brasileira como geradora do conhecimento musical necessário à boa formação de um músico, já que é essa música que preenche a vida cotidiana da maioria de nossos jovens aprendizes. No Projeto “Toque... e se toque!” pesquisamos a utilização da Canção Brasileira como recurso para conteúdos relacionados ao estudo sistemático do fenômeno musical e aprendizado técnico dos instrumentos canto, cavaquinho, flauta doce, percussão, violão e ukulelê. Aqui mesclamos as metodologias de ensino com base na Música Popular e Erudita, ou seja, questões do ensino formal do conhecimento da partitura, ditados, solfejos e teoria musical são trabalhadas a partir de canções do repertório popular, da forma em que o músico popular aprende - de modo informal. Compartilhar essa pesquisa com licenciandos do curso de Música da UFRJ é o objetivo desse Projeto. Os procedimentos para o ensino da Música Popular Brasileira que, sem perder o viés do aprendizado informal, sistematizam os conteúdos necessários à boa formação de um músico.
Palavras-chave
   Música Popular Brasileira, Prática de Conjunto, Ensino de Música formal e informal, Ensino e Performance, Arranjo
Público-Alvo
  Trabalhamos com crianças a partir de 7 anos, jovens, adultos e idosos. Qualquer pessoa que queira aprender música, sem qualquer discriminação seja de idade, raça, classe social, pretensão artística ou talento.
Situação
  Atividade
Contato
   As inscrições para as oficinas de Canto, Cavaquinho,Flauta doce, Iniciação Musical, Percussão e Violão podem ser feitas no local, Centro da Música Carioca Artur da Távola, Rua Conde de Bonfim, 824, Tijuca, ou através do email: setoque.culturapresente@gmail.com, no periodo divulgado para as inscrições.
«« Voltar