«« Voltar
XVIII Mostra de Teatro da UFRJ
Protocolo do SIGProj:   285384.1554.140775.22112017
De:30/07/2018  à  21/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Jacyan Castilho de Oliveira
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  ECO - Escola de Comunicação
Resumo da Ação de Extensão
  A 'XVIII Mostra de Teatro da UFRJ' é um evento de graduação e uma atividade de ensino e pesquisa com caráter extensionista que já faz parte das atividades do Curso de Direção Teatral desde 2001. Trata-se da apresentação dos projetos de conclusão de curso dos alunos-diretores desenvolvidos na disciplina 'Projeto Experimental em Teatro' (PET - ECAY05). Os formandos deverão demonstrar capacidade de condução em nível profissional de um trabalho teatral; seu objetivo é articular a contribuição de todos os demais alunos-artistas e técnicos envolvidos na montagem em todas as etapas de criação – produção, apresentação e pós-produção. O PET deve ser encarado, ao mesmo tempo, como o último trabalho estudantil e o primeiro passo profissional do bacharelando em Direção Teatral. Cada espetáculo é realizado com a colaboração de alunos e professores das habilitações de Cenografia e Indumentária da EBA, do curso de Dança da EEFD, das habilitações da ECo e com participação de estudantes de outras instituições, atores e outros membros das equipes de fora da Universidade. A MOSTRA apresenta também o espetáculo do projeto EncenaAção do CAp/UFRJ (dirigido por nossos alunos do 4º período). O evento mobiliza cerca de 150 alunos, professores e técnicos da UFRJ de variadas unidades acadêmicas e recebe em torno de 2.880 espectadores anualmente. A produção do material gráfico (em parceria com o Fórum de Ciência e Cultura e habilitações da ECo) e a documentação fotográfica/audiovisual dos espetáculos (realizada por aluno-bolsista da ECo) garantem a divulgação e a guarda de memória do evento.
Palavras-chave
   teatro, mostra, comunicação, extensão, pesquisa
Público-Alvo
  A 'XVIII Mostra de Teatro da UFRJ' é a apresentação dos experimentos teatrais elaborados ao longo da disciplina Projeto Experimental em Teatro (PET - ECAY05). Trata-se de uma mostra de espetáculos teatrais dirigidos por alunos, orientados por professores e produzidos por técnicos administrativos do Curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ, com participação de estudantes de outras instituições - atores e equipe de criação; e outros membros das equipes de fora da Universidade, que são convidados a integrar os processos de criação. Tal participação se dá em diferentes frentes e níveis de complexidade: são envolvidos alunos dos cursos de Dança e Artes Cênicas (habilitações em Indumentária e Cenografia) da própria UFRJ; alunos de outras instituições públicas e privadas de ensino das Artes Cênicas; membros de coletivos amadores e profissionais de Artes Cênicas da cidade, oriundos de trabalho continuado nas Lonas e Arenas Municipais, entre outros, que se integram principalmente aos elencos dos espetáculos. Além disso, há a participação de profissionais das áreas de cenotécnica, estilismo, confecção, design e programação visual, que com seus saberes e fazeres artístico-técnicos contribuem no processo criativo. A Mostra pode, a critério do aluno-diretor, prever a realização de oficinas destinadas ao público em geral de introdução ou aperfeiçoamento de linguagens e técnicas de criação cênica, como: estudo de Clown, máscaras, artes circenses, adereços, técnicas corporais diversas, canto, mímica corporal dramática. O evento mobiliza cerca de 150 discentes, docentes e técnicos da UFRJ de distintas Escolas (ECo, EBA, EEFD) e da comunidade extra acadêmica e recebe cerca de 2.880 espectadores anualmente (média de 60 por apresentação). Nosso público-alvo: público de teatro da cidade; cariocas interessados em arte e cultura em geral; estudantes, professores de teatro de outras instituições e comunitárias; moradores do entorno do campus da Praia Vermelha; alunos, professores e funcionários da UFRJ.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Jacyan Castilho (coordenadora do curso de Direção Teatral) - (21) 99265-7888 / jacyan.oliveira@eco.ufrj.br | Érika Neves (coordenadora de produção/gestora da 'XVIII Mostra de Teatro da UFRJ') - (21) 99951-8781 / erika.souza@eco.ufrj.br
«« Voltar