«« Voltar
DESIGN EM EMERGÊNCIA: A emergência do Design à Criação de Sistemas Sustentáveis
Protocolo do SIGProj:   284859.1554.132289.22112017
De:01/05/2018  à  30/04/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Norma de Menezes
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  EBA - Escola de Belas Artes
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto DESIGN em EMERGENCIA, finaciado no PROEXT 2013 e aprovado com média 92,5 no PROEXT 2016, abrange as questões levantadas em sua pesquisa de forma lúdica e interativa, abordando questões entre design, arte, sociedade, economia e meio ambiente, em ações educativas diversas que visam desde à prevenção e resolução de problemas em situações de perigo iminente e/ou pós-catástrofes, naturais ou decorrentes até sistemas sustentáveis dentro de uma comunidade como a coleta seletiva, por exemplo. Ressaltamos que a Oficina que aborda o tema coleta seletiva / reciclagem recebeu Menção Honrosa ao 10o Congresso de Extensão da UFRJ O perfil de atuação desde 2013, que engloba não só o auxílio e prevenção às situações de perigo iminente supra citadas, como também a realização de oficinas que permitam plantar células de sustentabilidade nas comunidades agraciadas, estamos propondo a triangulação de dados estratégicos sobre três áreas de interesse específico, que apresentam diferentes níveis em seus aspectos sócio-econômico-ambientais. Este cruzamento de dados, demandas estratégicas se dá de maneira inclusiva, através do protagonismo dos estudantes (artes/design, biologia e geociências) que, ao escolherem os temas a serem desenvolvidos nas oficinas, propiciam ao publico atendido devolverem através de sua visão pessoal, as questões abordadas. A pesquisa homônima se incumbe de promover os resultados, permitindo sua auto expansão e disseminação em células de trabalho singulares adaptadas à cada comunidade, favorecendo seus principais stakeholders, isto é, parceiros discentes, docentes e de diversas as comunidades envolvidas em regiões de risco do Município do RJ.
Palavras-chave
   Design para Sustentabilidade Social, Sustentabilidade, Design, Educação, Meio Ambiente
Público-Alvo
  Alunos da Rede Municipal e Estadual do RJ, compreendendo a faixa etária entre 11 e 17 anos (Ensino Fundamental I e II), cujas instituições estejam inscritas na DIUC / UFRJ. Adultos e jovens de outras instituições inscritas na DIUC. Publico Alvo dos eventos promovidos pelo Projeto. Publico em geral das Escolas: Professores, coordenadores, merendeiras, etc. Obs: Quando aplicamos nossas Oficinas a comunidade escolar toda se envolve nas atividades. A Festa nas Escolas, que ocorre sempre ao final de cada ciclo do Projeto, envolve pais, membros e lideranças comunitárias que são convidados a participar. Todavia, a disseminação dos conteúdos das Oficinas é dada especificamente aos alunos para que estes sejam protagonistas em seus lares e ambientes de convívio.
Situação
  Atividade
Contato
   Profa MSc Norma Menezes 55 21 2598 1694 / 98338 4798 /22 99707 4469 Email:normamenezes@eba.ufrj.br Email alternativo: normapuri@gmail.com
«« Voltar