«« Voltar
Em Trânsito nos Museus
Protocolo do SIGProj:   284794.1554.235171.08112017
De:01/02/2018  à  20/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Anna Thereza do Valle Bezerra de Menezes
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  CAp - Colégio de Aplicação
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto Em Trânsito nos Museus (ETM) é uma proposta do setor de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFRJ que visa refletir sobre os espaços da arte da/na cidade. Propõe um olhar não apenas para os museus e centros culturais, mas também a observação a cidade a partir das suas variadas camadas de visualidade, seus aspectos culturais, históricos, sociais relevantes para o público envolvido. Deste modo, a cidade, de forma geral, é vista como um espaço de construção do conhecimento, passível de ser lido e costurado a partir de memórias e experiências pessoais, impressões e construção de visualidades diversas trazidas pelos distintos participantes. Fomenta-se, assim, um olhar atento ao mundo que nos cerca, buscando seus significados e reelaborações na construção de novos sentidos. Amplia-se, portanto, a noção de Museu, para além daqueles já estabelecidos institucionalmente como tal. Do mesmo modo, a visita a centros culturais, assim denominados, é desejável a fim de incentivar a frequência a estes locais, trazendo seus acervos, exposições e eventos, não apenas como lugares de lazer, mas também como locais de elaboração do conhecimento. O projeto ocorre há três anos de forma incipiente e com foco no ensino, realizando visitas mediadas, contemplando apenas estudantes do ensino básico e seus familiares e amigos. Desde 2017, o ETM vem se configurando como um projeto de pesquisa e extensão, aberto ao amplo público e contando desde então com a participação de dois bolsistas PIBIAC.
Palavras-chave
   arte, cidade, museu, educação, cultura
Público-Alvo
  O público-alvo do projeto Em trânsito nos museus no que compete às visitas é formado, prioritariamente, pela comunidade interessada em geral, imprimindo o seu caráter extensionista. Entretanto, atende também à comunidade do Colégio de Aplicação da UFRJ em sua ampla compreensão, formada por estudantes do ensino básico, seus familiares e amigos, professores, graduando das licenciaturas, funcionários em geral (técnicos administrativos e em assuntos educacionais e demais professores das outras áreas), além de trabalhadores terceirizados. O projeto também prevê a construção de um site com o material pedagógico produzido a partir da pesquisa realizada e disponibilizado online para professores e demais interessados. O acesso às informações também poderá ocorrer com a utilização de QRCodes distribuídos pelos espaços pesquisados na cidade pela equipe executora, com a devida autorização dos responsáveis por estes espaços, atingindo um amplo público passante através de mecanismos da internet. Por ter essas distintas frentes de atuação, o alcance de público torna-se variado.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   etmufrj@gmail.com http://emtransitonosmuseus.blogspot.com.br (em breve será disponibilizado para acesso) O projeto de extensão por ser do Colégio de Aplicação também poderá ter sua página acessada via canais de comunicação deste colégio, como o site da escola.
«« Voltar