«« Voltar
UFRJ Sustentável / Recicla Psi
Protocolo do SIGProj:   284769.1554.161902.19112017
De:05/03/2018  à  15/07/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Marta de Azevedo Irving
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  IP - Instituto de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto UFRJ Sustentável/Recicla Psi surgiu da necessidade de compartilhar com a sociedade carioca reflexões e experiências sustentáveis, em suas interfaces com novas estratégias de desenvolvimento econômico e social, que priorizem a redução do consumo, a reciclagem, a reutilização de produtos, entre outras iniciativas que privilegiem o compromisso de sustentabilidade social e ambiental e também o desenvolvimento local. Pretende ser uma via de diálogo e debates, integrando o pensamento acadêmico com ideias e práticas sustentáveis que tenham rebatimentos nos diversos segmentos da sociedade. Para tal, o evento será orientado pelo debate em dois eixos: psicologia e sustentabilidade; sustentabilidade e mudanças comportamentais na UFRJ. A partir desses eixos, o evento será realizado no dia 05 de junho de 2018 e planejado em duas etapas. No primeiro momento acontecerão os seminários dirigidos ao público em geral, que abordarão a temática da sustentabilidade em interface com as Ciências Humanas e Sociais, e a sustentabilidade e a mudança de comportamento para a promoção de novas atitudes e práticas sustentáveis entre alunos, funcionários, professores e, a sociedade em geral. A segunda parte do evento contará com apresentação musical, feira de artesanatos, brechó e feira de troca solidária, lócus de intercâmbio e de relações humanas. Assim, busca-se contribuir para um diálogo interdisciplinar, para a articulação entre ensino-extensão-pesquisa e para novas atitudes no âmbito de uma UFRJ sustentável. Este projeto será fruto de um esforço coletivo de professores e alunos junto à sociedade para a difusão de pesquisas em sustentabilidade, conservação da biodiversidade e demais temas ambientais.
Palavras-chave
   Sustentabilidade, Psicologia, Comportamento, Natureza, Cultura.
Público-Alvo
  O evento será dirigido aos estudantes de graduação, pós-graduação, funcionários, colaboradores da UFRJ, bem como a sociedade civil, envolvendo, sobretudo, a gestão pública e o movimento social. Para que o projeto possa atingir o grande público, será desenvolvido um canal no Youtube (Gapis/OBSAPIS), no qual estarão disponibilizadas algumas das atividades extensionistas e demais iniciativas já realizadas pelo Programa de Extensão Observatório de Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social (OBSAPIS). Além disto, também será criada uma página na rede social Facebook (Fanpage Projeto Recicla Psi), para a divulgação do evento, assim como também da ampla divulgação do evento na página do facebook do Gapis. A divulgação será realizada, ainda, por meio do envio de mala direta para todos os endereços eletrônicos cadastrados no mailing list do grupo de pesquisa e extensão, além da publicação de informações na página do Programa de pós-graduação do Eicos, do Instituto de Psicologia e da própria UFRJ. Com isto, espera-se contar com a participação de professores, funcionários, alunos (graduação, pós-graduação) e sociedade civil. O impacto esperado tanto para os alunos de graduação como para os de pós-graduação objetiva, principalmente, compartilhar experiências teóricas e práticas e, também, de elaboração e desenvolvimento de iniciativas acadêmicas aplicadas, relacionadas à discussão sobre sustentabilidade, em sua articulação com outras áreas do conhecimento. Vale ressaltar que este projeto vem sendo desenvolvido no âmbito do Programa de Extensão Observatório de Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social (OBSAPIS), vinculado ao Grupo de Pesquisa GAPIS/EICOS/UFRJ, que iniciou a sua atuação, oficialmente, junto ao Diretório de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, em 2005. Porém, cinco anos antes, o grupo começava a se formar a partir da mobilização de alguns estudantes do curso de graduação em Psicologia da UFRJ, para criar o projeto de extensão Sana Sustentável, com o objetivo de atender demandas da comunidade de Sana-RJ, ilustrando o caráter extensionista do GAPIS desde a sua origem, que vem inspirando as ações do Programa OBSAPIS. Ao contemplar o debate relacionado à noção de sustentabilidade e os seus rebatimentos na discussão sobre desenvolvimento, em suas interfaces sociais, ambientais e éticas, as iniciativas no âmbito do OBSAPIS vêm sendo desenvolvidas por meio de ações com base nas relações entre natureza e sociedade e na reflexão sobre as subjetividades e comportamentos em suas conexões com os processos de conservação da biodiversidade e inclusão social. Esse debate tem se configurado como estratégico no plano da investigação acadêmica e das práticas sociais, e também vem se expressando como prioritário em políticas públicas no Brasil e no mundo.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Av. Pasteur, 250, Instituto de Psicologia da UFRJ / Pavilhão Nilton Campos Praia Vermelha - Rio de Janeiro - RJ CEP 22290-240 Tel: 2139385349
«« Voltar