«« Voltar
Laboratório de Estudos em Atenção Primária `a Saúde: Interações Dialógicas na Saúde - sobre encontros entre usuários, profissionais, estudantes e professores na Atenção Primária `a Saúde.
Protocolo do SIGProj:   284471.1554.223404.16112017
De:13/03/2018  à  13/03/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Valéria Ferreira Romano
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  FM - Faculdade de Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  Os desafios das relações entre formação de trabalhadores de saúde, saúde pública, sujeito e sociedade, expressam uma crise do paradigma da saúde onde a falência de um modelo educacional hospitalocêntrico, focado nas condições agudas, no biológico, secundarizando a subjetividade, vem se colocando cada vez como uma agenda central de discussões. As práticas de saúde iniciam novas demandas que, na produção do conhecimento têm se identificado com construtos como a interdisciplinaridade, a interação dialógica e o cuidado em saúde. A Atenção Primária à Saúde (APS) vem protagonizando algumas destas iniciativas de demandas, procurando dialogar entre as necessidades de saúde dos sujeitos, a gestão dos serviços, o processo de trabalho e a formação de novos profissionais de saúde. A proposta de ação desse trabalho de extensão é, portanto, a de implementar e desenvolver trabalhos com grupos na intenção de promover encontros interprofissionais e diálogicos entre usuários de Unidades Básicas de Saúde (UBS) com Estratégia Saúde da Família, trabalhadores da saúde dessas UBS docentes e discentes de graduação e pós graduação da UFRJ. Resultados esperados: estimular um pensamento crítico sobre saberes e práticas de cuidado em saúde e realizar grupos de educação em saúde que produzam impactos no processo de trabalho em equipe e na saúde dos usuários, na perspectiva de que produzam valorização da intersubjetividade, da alteridade e da autonomia dos sujeitos, segundo uma abordagem com bases na Promoção da Saúde e na Educação Popular em Saúde.
Palavras-chave
   Cuidado em Saúde, Atenção Primaria à Saúde, Formação em Saúde, Comunicação em Saúde, Promoção da Saúde.
Público-Alvo
  A Clinica da Família Wilma Costa possui 5 equipes de Saúde da Família, compostas por médicos, médicos preceptores responsáveis pelo acompanhamento de Residentes em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, internos de Medicina da UFRJ, estagiários de medicina da Secretaria Municipal de Saúde; Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, Odontólogos, Técnico Saúde Bucal, Farmacêutico e uma população adscrita, moradora no entorno da Clinica estimada em cerca de 10 mil pessoas. Situada na Ilha do Governador, no Bairro de Cocotá, na CAP 3.1, fica próxima ao Fundão, onde a Faculdade de Medicina da UFRJ funciona, facilitando assim acesso de estudantes e docentes na integração ensino serviço comunidade. Sendo parte integrante da Atenção Primária `a Saúde, tem a meta de ser coordenadora do cuidado e ordenadora da Rede de Atenção `a Saúde, onde deve realizar o primeiro acesso ao Sistema Unico de Saúde - SUS, para toda a população sob sua responsabilidade. Este projeto pretende estabelecer interação dialógica nos moldes da interdisciplinaridade e interprofissionalidade, através da formação de grupos com a população adscrita, que possam debater seu processo saúde doença, com prospecção de impactos na transformação de sua experiência com a doença, realizando empoderamento e prática de cuidado com a mesma. Público alvo das ações do projeto: População cadastrada na Clinica da Família Wilma Costa, que a utiliza como referência do SUS e da Atenção Primária `a Saúde. Beneficiados diretamente pelas ações do projeto: população moradora na área adscrita `a Clínica da Família Wilma Costa. Beneficiados indiretamente pelas ações do projeto: profissionais de saúde da Clínica da Família Wilma Costa. O projeto possui a possibilidade de trabalho em parceria com o Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé onde poderá interagir com estudantes, profissionais da saúde, docentes e a comunidade adscrita `a Estratégia Saúde da Família do muncipio de Macaé.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Profissionais de Saúde, Usuários, Docentes e Discentes.
«« Voltar