«« Voltar
Projeto de extensão 'Promoção à Saúde da População Negra e Valorização da História e Cultura Afro-brasileira - Axé Saúde'
Protocolo do SIGProj:   284449.1554.246874.20102017
De:19/01/2018  à  19/02/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Caroline Guilherme
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  Macaé - Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira
Unidade de Origem
  univ - Polo Universitário
Resumo da Ação de Extensão
  O movimento negro realizou conquistas como a aprovação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) pelo Conselho Nacional de Saúde, e o Estatuto da Igualdade Racial, com a participação do Estado e da população. Esta criação é fruto da luta histórica pela democratização da saúde, do compromisso entre o ministério da saúde e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. As conquistas no que tange a necessidade de atenção à saúde da população negra e sua visibilidade são recentes e consideravelmente pautados em questões de desigualdades étnico-raciais, motivo de urgência para a promoção da dignidade humana. O aluno, ao deparar-se com a realidade das comunidades periféricas, nas oficinas, em atividades culturais afro-brasileiras e científicas, poderá abrigar em sua formação profissional não apenas um olhar técnico mas sensibilizar-se para o reconhecimento das necessidades da população em situação de vulnerabilidade, assim como, identificar problemas e atuar na promoção da saúde integral da população negra, e na promoção da cultura regional, observando a humanização e integralidade do cuidado.
Palavras-chave
   saúde da população negra, cultura, racismo, afroamericanos
Público-Alvo
  Devido a parceria com a prefeitura municipal de macaé (com o programa municipal de cultura afro-brasileira e indígena, subsecretaria de educação na saúde, cultura e esporte e fórum permanente de educação e cultura para diversidade étnica), acreditamos que a população em geral poderá usufruir dos benefícios alcançados pelas atividades. Apesar da maioria população brasileira e macaense ser afro-descente, a promoção da saúde integral da população negra, assim como da história e cultura afro-brasileira poderão ser abordadas e levadas à população do município que deseje participar, podendo atingir inclusive a comunidade universitária.
Situação
  Atividade
Contato
   https://www.facebook.com/axesaudeneab/?ref=bookmarks
«« Voltar