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A participação de crianças e adolescentes na contemporaneidade: desafios e possibilidades
Protocolo do SIGProj:   284428.1554.67148.21112017
De:01/03/2018  à  22/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Hebe Signorini Gonçalves
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  IP - Instituto de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  O campo de estudos da infância e da adolescência vem passando por significativas transformações desde que a Convenção Internacional dos Direitos das Crianças e o Estatuto da Crianças e do Adolescente asseguraram mandatos para garantir, como parte da proteção e da provisão de direitos fundamentais (à vida, à saúde, ao respeito, à dignidade, à educação, à cultura, entre outros) das crianças e dos adolescentes, o direito à participação. Se, por um lado, tais dispositivos jurídicos fizeram avançar importantes questões referentes ao status e às funções assumidas pelas crianças e adolescentes, por outro, o discurso da participação nas decisões que afetam as suas vidas ainda é alvo de muitas críticas e contradições. A partir de um referencial interdisciplinar, que contempla as áreas da Psicologia, Educação, Sociologia, Antropologia, Direito e Filosofia Política, o curso tem como proposta fundamental discutir e problematizar como a temática da participação é concebida em diferentes âmbitos da vida de crianças e adolescentes hoje e como a atuação profissional, das mais diferentes áreas, de quem se endereça a esse campo está atravessada por tal discussão. O fundamento da participação permite ampliar a lente sobre o exercício de todos os demais direitos das crianças e dos adolescentes, que poderão ser exercidos e analisados com maior complexidade e efetividade. Espera-se promover com o curso uma reflexão crítica acerca do tema e oferecer aos participantes subsídios para aprofundarem tal discussão em suas áreas de atuação. Este curso é oferecido pelo Instituto de Psicologia da UFRJ em parceria como o NIPIAC.
Palavras-chave
   Participação, protagonismo, infância, adolescência, contemporaneidade.
Público-Alvo
  Membros da comunidade externa à Universidade, como profissionais de diferentes áreas ligadas à infância, adolescência e juventude; discentes de graduação, pós-graduação de diferentes campos disciplinares e funcionários da UFRJ e de outras universidades públicas e particulares; adolescentes e jovens estudantes do Ensino Médio interessados na temática; e participantes de movimentos sociais voltados para a infância, adolescência e juventude. Busca-se através deste público diverso, superar a dicotomia entre especialização e generalização, e construir diálogo com diferentes setores e grupos sociais da comunidade.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   curso.ufrj.participacao@gmail.com
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