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Formação humanizadora e aprendizagem da convivência
Protocolo do SIGProj:   284258.1565.295839.14122017
De:02/03/2018  à  02/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Mauricio Bronzatto
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  SLT - Salto
Resumo da Ação de Extensão
  O curso problematiza os lugares do eu e do outro nas interações e discute caminhos para um processo formativo humanizador, tendo em vista a construção de personalidades éticas e a aprendizagem da convivência. Traça, inicialmente, um diagnóstico do mal-estar ético presente nas sociedades atuais e procura situar a condição de hipertrofia do eu e de falta de saliência do outro num cenário social caracterizado pelo declínio do dever e pela cultura da vaidade, em que as noções autocentradas de direitos e virtudes relegam à invisibilidade direitos e necessidades alheios. Aborda a realidade psicológica da moral e sua estreita ligação com a perspectiva ética adotada pelos indivíduos. Detém-se, de maneira especial, no sentimento do autorrespeito como motivação ética necessária ao respeito moral por outrem e à construção da personalidade ética. Na sequência, discute o protagonismo da escola na promoção de ambientes cooperativos, solidários e justos, a fim de que as disposições para a moralidade ganhem vulto aos olhos das novas gerações. Estuda o desenvolvimento socioafetivo de crianças e adolescentes e como constroem entre si, com a mediação de seus professores, as regras de um bom relacionamento. Os conflitos interpessoais são apresentados como oportunidades à aquisição de valores e regras que regulam a convivência, de modo a torná-la mais respeitosa e colaborativa. Por fim, propõe uma postura docente inspirada na ética do “desperdício” e um trabalho pedagógico com o texto literário – aportes de uma formação humanizadora que articula os vários saberes ao saber-ser e ao saber-conviver.
Palavras-chave
   Formação humanizadora, construção da personalidade ética, aprendizagem da convivência, desenvolvimento moral.
Público-Alvo
  Professores da rede pública da cidade de Salto.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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