«« Voltar
CESFI Sustentável
Protocolo do SIGProj:   283653.1534.7314.02102017
De:05/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Alexandre Magno de Paula Dias
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CESFI - Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí
Unidade de Origem
  DEP - Departamento de Engenharia do Petróleo
Resumo da Ação de Extensão
  O aumento da demanda por espaço para o crescimento urbano e rural tem intensificado a remoção de áreas florestadas de maneira generalizada. Reflexo disso são a proliferação de vetores que causam doenças, perda do potencial de infiltração do solo, perda de diversidade e de harmonia paisagística, afetando a população adjacente às áreas verdes. Considerando o exposto, o objetivo da presente proposta consiste em implementar um processo participativo de uso e proteção ambiental dos fragmentos florestais do novo campus do CESFI, através da integração da Universidade com a comunidade local. Para tanto, será realizado o levantamento do inventário florístico-florestal do novo campus do CESFI no bairro Nova Esperança, serão oferecidas oficinas de educação ambiental para os alunos de escolas do bairro Nova Esperança (local de implantação do novo campus), com a utilização do espaço verde do campus e finalmente será feito o paisagismo na área do campus, a fim de integrar as atividades de Oficina de Metodologias e Atividades Educacionais e Inventário Florístico-Florestal . As oficinas serão compostas de atividades teóricas para nivelamento dos conhecimentos, e atividades práticas para consolidação do aprendizado e vivência no espaço verde. Espera-se que os alunos compreendam melhor os conteúdos do currículo básico através das atividades interativas, que os moradores e alunos sejam sensibilizados e conscientizados com relação a preservação ambiental e por fim, que construa-se um processo de integração da Universidade com a comunidade no bairro, para a consolidação de uma relação de respeito mútuo ao patrimônio ambiental e público do campus e do bairro.
Palavras-chave
   Cidadania
Público-Alvo
  Membro da comunidade que atuem em grupos e organizações de Educação e Meio ambiente, discentes dos cursos de Administração Pública e Engenharia de Petróleo, servidores públicos das prefeituras municipais da AMFRI – Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí e lideranças vinculadas à Organizações Não-Governamentais que atuam na região.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Informações serão disponibilizadas no CESFI localizado na avenida Central, 413 Balneário Camboriú ou pelo telefone 3264 - 1734, e-mail: dex.cesfi@udesc.br / site: www.cesfi.udesc.br
«« Voltar