«« Voltar
ATIVIDADES DE APOIO A ORIENTAÇÃO SOBRE ASPECTOS TRIBUTÁRIOS AOS ATUAIS E FUTUROS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DE MACAÉ (Cópia) 25-09-2017
Protocolo do SIGProj:   283200.1347.251087.25092017
De:01/10/2017  à  31/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Márcio Marvila Pimenta
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ICM - Instituto de Ciências da Sociedade - Macaé
Unidade de Origem
  MCD - Departamento de Ciências Contábeis
Resumo da Ação de Extensão
  Em 2015, o site do Ministério do Trabalho divulgou que Macaé teve o pior índice de vagas no interior do Rio de Janeiro. Portanto, a Universidade Federal Fluminense, na sua função fomentadora de conhecimento, por meio deste projeto de extensão, que entende-se por ampliar sua área de atuação para além do campus, pretende-se esclarecer aos que foram prejudicados por esta atual realidade e, ainda sim, optaram por permanecer em Macaé e investir seus recursos financeiros para se tornarem empreendedores individuais. Mais especificamente, este projeto visa esclarecer aspectos tributários essenciais para ajudar na viabilidade destes novos negócios, principalmente sobre os enquadramentos como: MEI (Microempreendedor Individual); EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) e EI (Empresário Individual). Adicionalmente, pretende-se obter informações acerca das razões, de como se deu a escolha dos microempreendedores já constituídos, pelos seus enquadramentos, efetuar levantamento de quantos novos empreendimentos, nas opções estudadas, surgem anualmente na região de Macaé; determinar mediante pesquisa, a contribuição desses novos empreendimentos na criação de novos postos formais de trabalhos na região de Macaé. Portanto cada posto de trabalho extinto pode significar mais possibilidades de novos empreendedores. Auxiliar aos empreendedores na oferta de informações acerca de aspectos tributários permitindo-os optar pelo melhor enquadramento fiscal podendo iniciar suas atividades com o menor impacto de tributos possível. Por fim, acreditando na real importância para os atuais e futuros empreendedores, exporemos, ainda, com exemplos práticos, simples e comparativos mediante escolha de três ramos de atividade, os valores nos enquadramentos com opções pelo simples nacional, lucro presumido e real.
Palavras-chave
   Empreendorismo, aspectos tributários, MEI, EIRELI e EI.
Público-Alvo
  O Publico alvo são os atuais e futuros empreendedores, e capacitar os alunos da UFF, afim de elucidar algumas duvidas sobre um funcionamento dos enquadramentos fiscais,MEI (Microempreendedor Individual); EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) e EI (Empresário Individual).
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar