«« Voltar
Solos de Santa Catarina: Ações para sua preservação
Protocolo do SIGProj:   283014.1534.46135.25092017
De:05/03/2018  à  05/03/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Jackson Adriano Albuquerque
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CAV - Centro de Ciências Agroveterinárias
Unidade de Origem
  DSRN - Departamento de Solos e Recursos Naturais
Resumo da Ação de Extensão
  Os solos apresentam ampla variabilidade nos seus atributos, oriunda dos processo de formação (material de origem, clima, tempo, relevo e organismos vivos). O conhecimento dos solos é necessário para planejar o uso do solo de área urbanas e rurais. O objetivo do presente programa visa realizar três ações: AÇÃO 1 ANÁLISE FÍSICA DO SOLO E PRODUÇÃO VEGETAL, objetiva realizar análise física do solo para agricultores e empresas agrícolas, a qual é necessária para o zoneamento agrícola de riscos climáticos, prevista na Instrução Normativa 2 de 2008 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. A AÇÃO 2 DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE SOLOS DE SANTA CATARINA objetiva selecionar, organizar e publicar no site www.solos-sc.com.br estudos realizados pela equipe e por outros pesquisadores temas atuais nas áreas Agronomia e Engenharia Florestal, com foco no Estado de Santa Catarina. A AÇÃO 3 DESCOBRINDO OS PROCESSOS QUE OCORREM NOS SOLOS COM EXPERIMENTOS DIDÁTICOS objetiva montar e divulgar experimentos para demonstrar processos que ocorrem nos solos, como infiltração, drenagem, lixiviação, erosão hídrica, compactação e desenvolvimento de raízes. Estes experimentos ficarão disponíveis no laboratório Didático do Departamento de Solos da UDESC. Deste modo, o programa Solos de Santa Catarina: Ações para sua preservação, objetiva caracterizar e classificar solos, divulgar resultados de ensino, pesquisa e extensão, e demonstrar processos através de experimentos demonstrativos. Com isso, espera-se que ao final da ação, o projeto consiga atingir um público abrangente e que busca conhecimentos em ciência do solo, como os Estudantes do ensino médio, Agronomia e Engenharia Florestal.
Palavras-chave
   fatores de formação, solos, ambiente, produção
Público-Alvo
  Todas as ações de extensão terão com público alvo estudantes do ensino de graduação dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia e Engenharia Ambiental. Além destes, técnicos e agricultores que atuam nas áreas acima descritas. Para a AÇÃO 1 ANÁLISE FÍSICA DO SOLO E PRODUÇÃO VEGETAL o público alvo são Cooperativas, os escritórios da EPAGRI, as Secretarias Municipais de Agricultura, bem como os produtores rurais. A AÇÃO 2 DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTOS DE SOLOS DE SC deverá atingir todo tipo de público interessado em temas relacionados a Ciência do Solo, Agronomia e Engenharia Florestal, já que sua abrangência será Nacional. A AÇÃO 3 DESCOBRINDO OS PROCESSOS QUE OCORREM NOS SOLOS COM EXPERIMENTOS DIDÁTICOS atingirá, principalmente alunos dos cursos acima citados e alunos de escolas da rede pública e privada de SC.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Laboratório de Análises Físicas do Solo Av. Luís de Camões, 2090 - Conta Dinheiro Lages - SC CEP: 88520-000 Fone: (49) 3289-9237 E-mail: lab.fisicadosolo@cav.udesc.br daniel.bernardino@udesc.cav Coordenador: Fone: 49 3289 9158 E-mail: jackson.albuquerque@udesc.br
«« Voltar