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De onde vem este peixe? Conciliando percepção ambiental ao conhecimento cientifico na construção do saber juvenil.
Protocolo do SIGProj:   282915.1534.240685.22092017
De:01/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Jorge Luiz Rodrigues Filho
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CERES - Centro de Ensino Superior da Região Sul
Unidade de Origem
   DEPB - Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas
Resumo da Ação de Extensão
  O recente crescimento da população gerou uma intensa pressão sobre os recursos naturais em âmbito mundial. No que tange os recursos pesqueiros, o panorama é preocupante, pois cerca de 87 % dos estoques estão explorados no limite. No Brasil, a situação é semelhante, sendo que em regiões pesqueiras tradicionais, como no sul de Santa Catarina, houve queda nas capturas. Neste contexto, a gestão dos recursos por medidas conservacionistas se faz necessária para a manutenção deste capital. No entanto, tais medidas, por serem proibitivas e restritivas, geram desagrado naqueles que dependem da pesca. Este descontentamento é repassado dos pescadores aos seus pares e o que se observa em comunidades pesqueiras é uma relação não amistosa com leis ambientais. Entende-se que a falta de acesso ao conhecimento que embasa as medidas pode ser um entrave para um maior aceite destas por parte da população. Desta forma, este projeto objetiva fornecer conhecimentos científicos sobre o ciclo de vida de espécies exploradas pela pesca no litoral catarinense, detalhando aspectos importantes para sua conservação. O publico alvo será formado por alunos de escolas do ensino médio de cidades que possuem na atividade pesqueira uma importante fonte de renda. A disseminação do conhecimento ocorrerá por palestras ilustradas com material didático elaborados no referido projeto. Ainda, compreendendo que a pesca é uma atividade com relevância social e que os alunos são detentores de um importante conhecimento, pretende-se utilizar a percepção ambiental dos mesmos, de modo a torna-los agentes ativos no processo de aprendizagem dos envolvidos nas ações.
Palavras-chave
   Educação, meio ambiente, Conhecimento ecológico, percepção ambiental
Público-Alvo
  O público alvo será formado por alunos do ensino fundamental de escolas públicas e particulares das cidades abrangidas pelo projeto.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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