«« Voltar
Spirulina - Uma nova oportunidade ao produtor rural Catarinense II
Protocolo do SIGProj:   282801.1534.266884.22092017
De:01/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Fabio de Farias Neves
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CERES - Centro de Ensino Superior da Região Sul
Unidade de Origem
   DEPB - Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas
Resumo da Ação de Extensão
  O Programa 'Spirulina: uma nova oportunidade ao produtor rural catarinense II' visa continuar as ações do projeto de extensão que levou o mesmo nome, executado no ano de 2017, com o propósito de levar ao agricultor a tecnologia de produção de Spirulina desenvolvida na UDESC. Este programa continuará a aprimorar as técnicas de produção e pretende através da realização de cursos de extensão, disponibilizar ao agricultor catarinense, a oportunidade de cultivar uma nova fonte de alimento, a qual é considerada pela ONU como o 'alimento do futuro'. O programa se divide em três ações: -Ação 1: as técnicas de produção serão desenvolvidas e aprimoradas com o intuito de obter um protocolo mais produtivo e sustentável de cultivo. Nesta ação serão levantadas questões técnicas de produção e comercialização; -Ação 2: serão ministrados cursos que abordarão as técnicas de produção e manejo dos cultivos e discutidos questões de legalização, registros e certificações da atividade. O curso será destinado para agricultores, associações municipais de agricultores, representantes de prefeituras, órgãos ambientais, órgãos de extensão rural e órgãos responsáveis pela certificação de produtos agrícolas; - Ação 3: será elaborado um material bibliográfico para servir de referência a engenheiros, extensionistas, agricultores e demais interessados, trazendo entre outras informações, o que é a Spirulina, como se produz, como se consome, questões de mercado, quais os benefícios para a saúde e receitas usando a microalga. Este material será disponibilizado aos participantes do curso e ao público em geral através de cópias destinadas a biblioteca da UDESC.
Palavras-chave
   Spirulina, microalga, cianobactéria, inovação, desenvolvimento rural.
Público-Alvo
  O público alvo deste Programa são produtores rurais, extensionistas, investidores, empreendedores e profissionais de Engenharia de Pesca, Biologia e áreas afins.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Prof. Fábio de Farias Neves e-mail: fabio.neves@udesc.br tel: (48) 3647-7932 Laboratório de Cultivo e Biotecnologia de Algas - LCBA Centro de Educação Superior da Região Sul- CERES Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Rua Cel. Fernandes Martins, n 270, Progresso, Laguna, SC, 88.790-000.
«« Voltar