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Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Protocolo do SIGProj:   282738.1430.194725.17092017
De:01/10/2018  à  01/10/2023
 
Coordenador-Extensionista
  Daniel Anijar de Matos
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FAENG - Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  Entre os meios de transportes utilizados no Brasil, o modo rodoviário é o mais importante, pois proporciona a maior movimentação de cargas (61,1%) e passageiros (95%). Contudo, o sistema rodoviário no país é precário e deficiente, visto que do total de rodovias pavimentadas, representa apenas 12,3%. De acordo com pesquisa da CNT em 2016, das rodovias pavimentadas avaliadas, mais da metade, ou seja, 58,2% apresentam algum tipo de deficiência e, observando visualmente a condição da superfície do pavimento, 69,3% apresentam algum tipo de problema. Com tais dados, percebe-se a importância de mudar a cenário atual deficitário das rodovias brasileiras, não só para a segurança e conforto dos usuários, mas também para a prosperidade do país. Por esta razão, esta pesquisa tem como objetivo realizar estudo técnicos e científicos nas rodovias brasileiras, mais especificamente em rodovias federais do estado de Mato Grosso do Sul, administradas e monitoradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, apresentando estudos hidrológicos, aspectos de Engenharia de Transportes (estudos na superestrutura rodoviária) e Engenharia de Estruturas (estudos em pontes e viadutos). Por esta razão, serão realizadas as seguintes etapas: levantamento bibliográfico, caracterização da área em estudo, coleta de amostras de materiais para pavimentação, ensaios laboratoriais e de desempenho mecânico in loco, estudos hidrológicos, monitoramento estrutural de pontes e viadutos e confecção de manuais especializados. Espera-se como resultados desta pesquisa que estes possam contribuir para o aperfeiçoamento dos elementos constituintes de um projeto de engenharia rodoviária, garantindo uma boa performance destes elementos e uma manutenção com maior tempo.
Palavras-chave
   malha rodoviária federal, superestrutura rodoviária, estudos hidrológicos, obras de arte especiais
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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