«« Voltar
Demonstração Matemática: Consequências e reflexões para o Ensino Básico.
Protocolo do SIGProj:   282714.1430.7276.18092017
De:20/09/2017  à  20/09/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Leandro Nunes dos Santos
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAQ - Câmpus de Aquidauana
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto tem como objetivo estudar as possibilidades que a demonstração Matemática pode trazer para o Ensino de Matemática. Queremos buscar elementos que sustente, ou não, o uso de demonstrações no Ensino Básico. Para tanto pretendemos fazer uma revisão da literatura, artigos, teses relacionados ao tema, e tentar aprofundar as questões ali elencadas. Existem várias questões de pesquisa, vou citar algumas: Os livros didáticos quase não demonstram nenhum resultado, apenas se baseiam em um ou dois exemplos, para em seguida, dar um resultado geral. Esse fenômeno de excluir a demonstração do Ensino Básico é mesmo necessário? Quais os motivos que levam e esse tipo de atitude? Quais os elementos e caminhos a ser tomados se quisermos usar demonstrações no Ensino Básico? A partir de que idade ou nível de ensino já posso começar a falar sobre as demonstrações? Enfim, existem muitos questionamentos, e este projeto quer incentivar a discussão do tema, buscando estudos na área de Ensino e Aprendizagem, na Educação Matemática, usando metodologias de pesquisa para nos indicar caminhos na direção das respostas, mesmo que parciais, de tais questionamentos. Também é importante dizer que faço parte de um grupo de pesquisa, DDMAT (Grupo de Estudos em Didática da Matemática), grupo esse vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS em Campo Grande, este grupo é um dos ambientes ricos para discussões teóricas, no qual pretendo conversar e debater com o grupo possibilidades para esse projeto.
Palavras-chave
   prova, demonstração, educação matemática
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar