«« Voltar
O estudo dos insetos no ensino fundamental e no agronegócio catarinense (Cópia) 15-09-2017
Protocolo do SIGProj:   282695.1534.54826.27092017
De:01/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Claudio Roberto Franco
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CAV - Centro de Ciências Agroveterinárias
Unidade de Origem
  DEAGRO - Departamento de Agronomia
Resumo da Ação de Extensão
  Atualmente na Classe Insecta há cerca de 1 milhão de espécies conhecidas. Mas, estimativa recente aponta que apenas no Brasil há aproximadamente 400 mil novas espécies a serem descritas. Assim cresce a importância da organização de museus de entomologia para a preservação da biodiversidade e importante veículo de difusão do conhecimento. O museu de Entomologia do CAV/UDESC reúne uma coleção entomológica coletada nos últimos 25 anos em diversas localidades, a partir de coletas de insetos para atividades de ensino, pesquisa e extensão. O programa tem como sub-projetos: (1) 'Museu de Entomologia uma ferramenta no ensino e na preservação da natureza' com atividades principais (i) organização da coleção entomológica e (ii) promover visitas assistidas ao Museu do CAV; (2) 'Entomologia nas escolas' com atividades para conscientização das crianças e adolescentes na importância da preservação ambiental, a partir da apresentação dos temas 'O que é um inseto' e 'Importância dos insetos no ecossistema' e (3) 'Entomologia Agrícola' com ciclos de palestras ou minicursos para difundir conhecimento e novas tecnologias no controle de insetos pragas da agricultura ou em essências florestais. O público alvo do programa de extensão são alunos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino e pesquisa, alunos do ensino fundamental e médio da rede pública municipal e estadual, agricultores, extensionistas, engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, biólogos e demais interessados no estudo dos insetos.
Palavras-chave
   Entomologia Agrícola, Manejo Integrado de Pragas, Educação Ambiental, Agroecologia
Público-Alvo
  O público alvo são alunos de graduação e pós-graduação do CAV/UDESC (comunidade interna). Alunos do ensino fundamental e médio da rede pública municipal e estadual de Lages e região, SC. Alunos do ensino fundamental e médio da rede privada de Lages e região, SC. Alunos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino e pesquisa estadual ou federal em Santa Catarina ou de outros Estados. Interessados nos estudos com insetos de importância agrícola ou florestal (extensionistas, agricultores, engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, biológos).
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Contato por e-mail do coordenador: claudio.franco@udesc.br Pelo contato com o setor de estágio, atualmente uma forma de contato da comunidade externa para efetuar visitas no Centro de Ciências Agroveterinárias. Outra forma será divulgar pela rádio da UDESC/CAV - Lages os encontros de extensão e forma de agendamento das visitas.
«« Voltar