«« Voltar
Cidade Reencontrada: tempos e espaços para o cinema em Laguna-SC (Ano 6/7)
Protocolo do SIGProj:   282626.1534.6673.22092017
De:01/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Renata Rogowski Pozzo
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CERES - Centro de Ensino Superior da Região Sul
Unidade de Origem
  DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Resumo da Ação de Extensão
  O Programa de Extensão 'Cidade Reencontrada: tempos e espaços para o cinema em Laguna-SC' é uma proposta que visa congregar projetos de investigação e experiência acerca dos antigos e dos possíveis espaços de exibição cinematográfica na cidade de Laguna-SC. Mediante iniciativas de pesquisa, documentação e exibição visa promover espaços de contemplação, rememoração e debate sobre o processo de fechamento das salas de cinema de rua vivenciado por Laguna e por diversas cidades pequenas de Santa Catarina a partir dos anos 1990, e refletir alternativas para o retorno do cinema a esta cidade e o reencontro da população com esta esfera da cultura. É composto por 3 ações: A primeira, o projeto 'Videografias', busca uma interação multilateral entre cinema e cidade como motor para a sociabilidade urbana mediante sessões cinematográficas ao ar livre, envolvendo projeções em edificações do centro histórico de Laguna. A segunda, o projeto 'Programação de Cinema no Cine Teatro Mussi' objetiva trazer para a cidade de Laguna filmes distribuídos por canais independentes e festivais, incluindo novamente esta população no público do cinema brasileiro. A terceira, o projeto 'Circuito Escolar de Cinema Brasileiro' objetiva organizar um curadoria de filmes brasileiros para serem exibidos no contexto escolar e divulgá-los através do website do projeto, , bem como oferecer oficinas de formação em cultura audiovisual para estudantes de licenciaturas em instituições de ensino localizadas no estado de Santa Catarina, com vistas à autonomia destes futuros professores no uso do audiovisual como recurso didático efetivo.
Palavras-chave
   Cinema brasileiro, Exibição cinematográfica, Cultura audiovisual, Santa Catarina
Público-Alvo
  Ação 1- Videografias: tem como público-alvo principal os moradores da cidade de Laguna Ação 2 - Programação de Cinema do Cine Teatro Mussi: tem como público-alvo principal os moradores da cidade de Laguna, incluindo-se a comunidade acadêmica. Ação 3 - Circuito Escolar de Cinema Brasileiro: tem como público alvo principal professores e estudantes das rede pública (municipal e estadual) de ensino.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Site do Circuito Escolar de Cinema www.cinestudo.com Página de divulgação da programação de Cinema do Cine Teatro Mussi https://www.facebook.com/cinemussi/?hc_ref=ARRV3vG1H9DPHuS3Ntd9608jrH6i3o8nP5hhvzc4OYIVOh8DB_kIY8AW4RR8u4GP5Qg&fref=nf
«« Voltar