«« Voltar
Implantação de um Centro de Difusão de Agricultura e Silvicultura de Precisão em Lages
Protocolo do SIGProj:   282556.1534.118476.28092017
De:01/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Marcos Benedito Schimalski
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CAV - Centro de Ciências Agroveterinárias
Unidade de Origem
  DEF - Departamento de Engenharia Florestal
Resumo da Ação de Extensão
  Na agricultura e silvicultura moderna a utilização de novas tecnologias é fundamental para a busca de melhores produtividades e uma maior rentabilidade no campo. A Agricultura de Precisão (AP) é a ferramenta ideal para este objetivo, pois consiste num conjunto de métodos e processos para a tomada de decisões na cadeia produtiva, aumentando a eficiência no campo (MOLIN, 2004). A AP baseia-se no gerenciamento localizado de sistemas agrícolas, utilizando recursos como mapeamento dos fatores de produção, ferramentas de suporte a decisão e aplicação localizada de insumos (ANTUNIASSI, 2006). Consiste ainda em ferramentas de gerenciamento agrícola, cujo objetivo é aumentar a eficiência, com base no manejo diferenciado de áreas e subáreas agrícolas. Considerando-se ainda a necessidade de melhorar a competividade do setor agrícola e florestal é fundamental que o futuro engenheiro agronômo ou florestal disponha de conhecimentos mínimos deste conjunto de ferramentas de forma a inserir-se mais rapidamente no mercado de trabalho. Esta ação tem por objetivo consolidar na fazenda experimental do CAV/UDESC uma estação experimental em agricultura de precisão envolvendo professores, graduandos e pós graduandos em atividades de pesquisa e extensão universitária. Tem por objetivo ainda oferecer formação em recursos computacionais nesta área com o oferecimento de curso de capacitação a comunidade acadêmica do curso de agronomia e público externo. Finalmente, realizar dois dias de campo para consolidação dos conhecimentos disseminados e socialização com os associados das cooperativas parceiras da iniciativa.
Palavras-chave
   Agricultura de precisão, Geotecnologias, computação, curso de capacitação e dia de campo.
Público-Alvo
  Interno: técnicos do CAV envolvidos com mecanização agrícola, professores do curso de Agronomia, acadêmicos do curso de Agronomia. Externo: cooperados da empresa parceira a ser definida (Coopercampos) e sindicado dos produtores rurais.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   49 3289 9309 marcos.schimalski@udesc.br Será criada uma página na home page cav.udesc.br visando a divulgação do curso, inscrições e dias de campo
«« Voltar