«« Voltar
Monitoramento e captura de abelhas do gênero Apis, incentivo a criação racional e profissionalizanação de apicultores de abelhas do gênero Apis e Meliponíneos
Protocolo do SIGProj:   282547.1534.121304.02102017
De:05/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Denise Nunes Araujo
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEO - Centro de Educação Superior do Oeste
Unidade de Origem
  DCZ - Departamento do Curso de Zootecnia
Resumo da Ação de Extensão
  O objetivo do presente programa será identificar os enxames de abelhas Apis mellifera, capturá-las sem extermínio para a criação racional. Também visamos estabelecer mapas de controle de ocorrências dos enxames migratórios para auxiliar na tomada de medidas preventivas de acidentes causados pela espécie. Ainda capacitar os membros da corporação do Corpo de Bombeiros de Chapecó acerca do manejo de abelhas e processo de retirada de enxames. Por fim, incentivar a criação racional de abelhas, mediante palestras e simpósios, realizar análise físico-químicas de amostras de mel dos apicultores catarinenses com o intuito de instrui-los e possibilitar a melhoria da qualidade do mel comercializado. Quanto a ação que encontra-se relacionada a remoção de enxames, o atendimento da retirada dos enxames será realizado mediante solicitação telefônica dos munícipes, os quais serão orientados quanto aos cuidados a serem tomados até o atendimento. A equipe de trabalho realizará uma triagem para identificar o grau de risco e tipo de enxameação, procedendo a retirada. A ação do treinamento dos membros do Corpo de Bombeiros será realizada em duas etapas teórico-práticas. A terceira ação refere-se a palestras e fóruns de capacitação de apicultores que será realizada em conjunto com a EPAGRI, com o intuito de promover a profissionalização dos apicultores e capacitá-los na adoção de técnicas que promovam um melhor rendimento e processamento do mel. Para tanto, também serão coletadas amostras do mel produzido por apicultores catarinenses, para verificar qual o padrão de qualidade do produto e orientá-los em relação as melhorias.
Palavras-chave
   Animais sinantrópicos, Capacitação, Enxameação, Qualidade do mel, Profissionalização.
Público-Alvo
  O público alvo abrangerá alunos da graduação e pós-graduação da UDESC, membros do corpo de bombeiros, apicultores e meliponicultores do estado de Santa Catarina.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O contato para divulgação será feito pela equipe organizadora, mediante o envio de e-mails. Também será divulgado nas associações e unidades da EPAGRI.
«« Voltar