«« Voltar
Mapeamento, caracterização e monitoramento da qualidade de água de propriedades piscícolas em municípios do Oeste Catarinense
Protocolo do SIGProj:   282339.1534.267853.02102017
De:01/03/2018  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Diogo Luiz de A. Lopes
Instituição
  UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Unidade Geral
  CEO - Centro de Educação Superior do Oeste
Unidade de Origem
  DCZ - Departamento do Curso de Zootecnia
Resumo da Ação de Extensão
  A região Oeste de Santa Cataria é caracterizada por grande diversidade de produção agrária entre as quais destacam-se a suinocultura, bovinocultura leiteira e avicultura. No entanto, as propriedades rurais localizadas nesta região apresentam inúmeras outras atividade financeiras secundárias ou de subsistência que representam grande impacto na geração de renda e divisas. Entre essas atividades, destaca-se a piscicultura que normalmente é realizada em sistemas extensivos, com reduzida tecnologia e manejo inadequado. Neste sentido, o presente programa de extensão pretende: a) Realizar o mapeamento das propriedades de piscicultura localizadas em municípios do Oeste Catarinense (Chapecó, Caxambu do Sul, Guatambu e pinhalzinho), caracterizar as principais atividades de produção, tais como sistemas utilizados, espécies produzidas, total de produção gerada e determinar as principais dificuldades encontradas pelos piscicultores; b) Realizar ações de dia de campo, com organização de palestras e atividades de ensino que supram as principais dificuldades encontradas na ação (a); c) Realizar a avaliação da qualidade de água das pisciculturas em municípios do Oeste Catarinense, em especial Chapecó, Pinhalzinho, Caxambu do Sul e Guatambú.
Palavras-chave
   Mapeamento, Piscicultura, Qualidade de água, treinamento, caracterização da piscicultura
Público-Alvo
  As atividades serão realizadas juntamente com a EPAGRI, e Secretarias de agriculturas dos municípios de Pinhalzinho, Caxambu do Sul, Guatambu e Chapecó (levantamento de dados). Porém, o público alvo a ser beneficiado serão produtores rurais que realizam atividade de piscicultura em suas propriedades.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar